MPF SE MANIFESTA PELO ARQUIVAMENTO DE INQUÉRITO CONTRA FILHO DE LULA

Greg Salibian/Folhapress)

O Ministério Público Federal se manifestou pelo arquivamento de inquérito que investiga o empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, por supostos repasses ilegais da Oi para as empresas do grupo Gamecorp.

O parecer assinado pela procuradora Luciana da Costa Pinto aponta que sem os elementos obtidos nos atos que foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal, assim como as medidas cautelares deles derivadas, o inquérito carece de elementos indicadores da existência de prática criminosa que justifiquem a continuidade das investigações.

“As anulações efetuadas pelo Supremo Tribunal Federal, fundamentadas na suspeição do então magistrado Sergio Moro tanto para julgar quanto para decretar medidas investigativas pré-processuais em face do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, abarcam as decisões supracitadas, que fundamentaram a instauração e prosseguimento das investigações que deram origem ao presente feito”, diz trecho da manifestação.

Ex-juiz da “lava jato” e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Sergio Moro foi considerado suspeito ao julgar casos envolvendo o ex-presidente Lula (PT) em junho deste ano. Além disso, a 13ª Vara Federal de Curitiba, da qual Moro era titular, foi considerada incompetente para julgar casos relacionados a Lula.

Em nota, o advogado Fábio Tofic Simantob, que representa Lulinha, celebrou a manifestação do MPF que, segundo ele, põe fim a uma série de ilegalidades. “Desde a suspeição do juiz Moro até a incompetência territorial da vara de Curitiba, as ilicitudes foram sendo praticadas com o objetivo de dar sobrevida a uma investigação natimorta, por ausência de elementos mínimos da prática de crime”, diz trecho da nota. Simantob divide a defesa com o advogado Marco Aurélio de Carvalho.

No último dia 18 de novembro, a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, acolheu pedido do Ministério Público Federal e determinou o arquivamento de inquérito que investigava os três filhos do ex-presidente Lula por sonegação fiscal.

Conjur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo