TARTARUGA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO COM MAIS DE 140 KG É RESGATADA

Foto: Reprodução/O Povo

Na manhã deste domingo (5), uma tartaruga de aproximadamente 150 quilos foi encontrada encalhada na praia de Barra de Moitas, no município de Amontada, no litoral oeste do Ceará. A espécie, conhecida como Tartaruga-cabeçuda ( Nome Científico: Caretta Caretta) foi encontrada bastante debilitada e aguarda para ser deslocada a um centro de reabilitação da espécie em Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

A tartaruga foi encontrada por um barqueiro da Barra de Moitas que acionou o Projeto Eco Icaraí, ONG que desenvolve um trabalho socioambiental na região, fazendo desde o monitoramento das praias, até o resgate de tartarugas. “A área de desova dessa espécie fica entre os estados do Rio de Janeiro até Sergipe”, explica Alanna Loiola, bióloga e coordenadora do projeto. O animal foi transportado em um carro do Corpo de Bombeiros de Amontada.

Segundo Alanna Loiola, a causa do encalhe só poderá ser detectada após avaliação de um médico veterinário. Por conta do estado crítico do animal, ele deve ser encaminhado com urgência para o projeto Cetáceos da Costa Branca (CCB), pra ser tratado, reabilitado e devolvido. A bióloga relata que, sem ter condições de saúde para ser devolvido ao mar e grande demais para reservatórios de água menores, a tartaruga está sendo mantida no seco. “Isso diminui muito a taxa de sobrevivência. Agora estamos precisando garantir transporte para o animal até o Rio Grande do Norte”, explica.

Alanna ressalta que, quanto mais rápido for a transferência, mais garantia de sobrevivência o animal vai ter. O Instituto VerdeLuz, que tem parceria com o projeto Eco Icaraí, é responsável por acionar os órgãos ambientais e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) para facilitar o transporte do animal. Ao O POVO, o Instituto informou que, por ter que se deslocar a outro estado e ser necessário veículo específico para o transporte, a previsão é que a tartaruga seja enviada nesta segunda-feira, 6, para Fortaleza e, no dia seguinte, transportada ao CCB.

Alanna Loiola explica que o animal deve ter origem de algum dos estados que tenha uma base do projeto Tamar, já que apresenta uma anilha de identificação do projeto numa das nadadeiras. A fundação está presente nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. No Brasil, o animal encontra-se em perigo de extinção, além de ser considerado como vulnerável globalmente.

Com informações do O Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo