DEPUTADOS DO PT PEDEM AO STF INVESTIGAÇÃO CONTRA QUEIROGA

Foto: Flickr/Ministério da Saúde

Deputados do PT apresentaram ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 4ª feira (12.jan.2021) um pedido de investigação contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Eles citam supostos crimes de prevaricação e infração de medida sanitária no episódio do “apagão de dados” sobre a covid-19.

O “apagão” se refere à falta de informações sobre a pandemia desde que o Ministério da Saúde foi alvo de ataques hackers em 10 de dezembro. A ação prejudicou o sistema de dados da pasta e o acompanhamento do cenário epidemiológico.

Assinam o pedido os deputados: Reginaldo Lopes (MG), Bohn Gass (RS), Gleisi Hoffmann (PR) e Alexandre Padilha (SP).

Os congressistas afirmam que desde o dia 10 de dezembro os sistemas do Ministério da Saúde enfrentam estabilidade e não conseguem apontar dados estatísticos confiáveis sobre o avanço da variante ômicron no país.

“Trata-se de uma situação de extrema gravidade”, afirmam os deputados. “Segundo os especialistas, entre outros prejuízos, os pesquisadores ficam impedidos de estimar a dinâmica de transmissão do vírus e projetar tendências. Por outro lado, gestores municipais e estaduais não conseguem dimensionar necessidades de abertura de leitos em hospitais, compra de medicamentos, contratação de profissionais, entre outros.”

Os petistas dizem que as declarações de Bolsonaro contra a possível reimposição de medidas sanitárias nos Estados e municípios “levam a sugerir que o apagão vigente nos sistemas informatizados do Ministério da Saúde podem ser, em tese, uma ação política, ideológica e negacionista deliberada”.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo