NUVEM COM FORMATO DE ‘BOMBA ATÔMICA’ É REGISTRADA POR MORADORES DE BRASÍLIA

Foto: Reprodução

Uma nuvem em formato curioso chamou atenção no céu do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (18), rendeu fotos e até memes nas redes sociais. Internautas chamaram o fenômeno de “nave espacial”, outros acharam parecido com uma “explosão” e até associaram ao desenho da cúpula do Congresso Nacional.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a cumulonimbus – nome da formação – é natural e ocorre geralmente no verão (entenda abaixo). De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, o fenômeno nada mais é do que uma “nuvem cheia de raios”.

Nesta terça-feira, como o céu estava limpo, a visibilidade foi maior para quem estava na capital.

“Durante o verão, ela [a nuvem] é muito mais comum e se forma quando ocorre elevados índices de temperatura e umidade”, explica Heráclio.

O meteorologista explica ainda que a cumulonimbus tem cerca de 12 km de altura, da base até o topo e pode apresentar riscos a aviões.

“É uma nuvem bastante densa, bonita, mas bem perigosa, principalmente para a aviação civil. As aeronaves sempre desviam das rajadas de vento dessa nuvem, que são bastante intensas”, disse.

Repercussão

Quem olhou para o céu na tarde desta terça-feira, se surpreendeu. Foi o caso do servidor público Hélio Ribeiro Farias Junior, de 48 anos, que voltava do trabalho e notou o fenômeno quando passava próximo ao Museu do Catetinho, na BR-040.

“A imagem chamou atenção. Não é todo dia que a gente vê um formato desse”, disse ao g1.

Hélio entrou na brincadeira e passou a chamar a cumulonimbus de “nuvem bomba”. “Estava passando em cima da passarela próximo ao BRT, quando fiz o registro”, conta.

Há também quem achou a nuvem parecida com uma nave espacial. Uma moradora do Jardim Botânico chegou a fazer uma brincadeira. Ela ergueu o boneco de um extraterrestre em direção ao céu e fez uma foto (veja abaixo).

https://youtu.be/ahBFm-w1hk0

O fenômeno foi visto em diversas regiões, como Planaltina, Asa Sul, Sobradinho e Vicente Pires.

Calor

A previsão para a segunda quinzena de janeiro é de calor no Distrito Federal. A meteorologista do Climatempo Carine Gama explica que o período vai ser marcado por sol e algumas pancadas de chuvas.

“Isso ocorre porque a zona de convergência do Atlântico Sul já perdeu configuração. Agora, os dias estão mais ensolarados por conta do verão, portanto, as temperaturas sobem”, diz.

De acordo com a especialista, apesar do cenário de calor, ainda há previsão das “típicas chuvas de verão”, que devem ocorrer principalmente no período da tarde.

O meteorologista do Inmet Olívio Bahia alerta que, no período, a radiação solar é mais forte. “Chamamos a atenção da população para que todos bebam bastante líquido e passem protetor solar, já que essa radiação é elevada e pode provocar impactos na saúde”, comentou.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo