Foto: Reprodução
Uma mulher deu à luz um bebê em um ônibus da linha 867, em Campo Grande, zona oeste do Rio, na noite de ontem (10). Sozinha, a gestante precisou contar com a ajuda de passageiros para realizar o parto de um menino. Mãe e filho estão estáveis e internados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O coletivo vindo de Guaratiba, seguia em direção a rodoviária do Rio, no centro da cidade, mas precisou desviar a rota para socorrer a gestante. O vendedor Jordy Monteiro, 25, registrou o momento.
”Entrei no ônibus por volta das 18h20, essa moça já estava no ônibus, em pé, se segurando no ferro e disse que não queria sentar. Ela disse que estava sentindo muitas dores, não conseguia sentar e falou que estava com a bolsa estourada. Quando estava próximo ao Hospital Municipal Rocha Faria, cerca de três minutos para chegar, uma senhora que estava ajudando a moça disse para o motorista ir mais rápido porque a mulher estava tendo o bebê”, disse Jordy Monteiro.
Para chegar mais rápido, o motorista chegou a avançar o sinal de trânsito e cortar caminho para socorrer mãe e filho. Por volta das 18h54, eles chegaram ao hospital e prontamente os passageiros começaram a descer, pediram ajuda e chamaram os funcionários do SAMU para ajudar a gestante.
“Uma senhora começou a fazer o parto dela e assim que tirou a calça da grávida, o bebê veio logo em seguida, foi muito rápido. A senhora segurou o bebê para não cair no chão e prontamente os funcionários do Samu chegaram para cortar o cordão umbilical e limpar a mulher. Foi muito emocionante”, disse Monteiro, em entrevista.
Nas imagens registradas pelo vendedor, é possível ver os passageiros assistindo o parto e aplaudindo assim que o bebê nasceu. A equipe do Samu levou a criança e em seguida, caminhando, a mulher saiu do ônibus pedindo desculpa para as pessoas. Todos deram parabéns pelo nascimento do filho.
Em outro vídeo, é possível ver uma poça de sangue no chão do veículo e a senhora que realizou o parto: “Eu tirei a calcinha dela e ele logo veio no chão, mas aí eu peguei ele”, contou a passageira.
Segundo o Hospital Rocha Faria, mãe e filho seguem internados e passam bem.
UOL