ISAAC BARDAVID, DUBLADOR DE WOLVERINE, MORRE AOS 90 ANOS

Foto: Reprodução

O ator e dublador Isaac Bardavid, voz do Wolverine no Brasil, faleceu aos 90 anos na tarde desta terça-feira (1), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 26 de janeiro em razão de um enfisema pulmonar.

A informação foi confirmada pela família. “O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já estava muito cansado”, destacou comunicado publicado nas redes sociais do dublador, que completaria 91 anos no próximo dia 13 de fevereiro.

Bardavid é um importante nome na cena da dublagem no país e emprestou sua voz ao Wolverine desde os desenhos dos anos 90. Ele seguiu no personagem nos filmes do “X-Men”, chegando inclusive a encontrar com Hugh Jackman quando o ator esteve no Brasil em 2017.

A carreira do dublador conta ainda com personagens clássicos como Tigrão de “Ursinho Pooh”, Esqueleto nos desenhos do He-Man, Freddy Krueger na franquia “A Hora do Pesadelo”, Odin nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, e, é claro, Obi-Wan Kenobi em “Star Wars: Uma Nova Esperança”.

Como ator, Bardavid participou de novelas clássicas como “O Rei dos Ciganos” (1966), “Escrava Isaura” (1975) e “O Cravo e a Rosa” (2000), além dos filmes “Os campeões” (1983), “O escaravelho do diabo” (2016) e “Histórias assombradas” (2017). Fez inúmeros programas na Globo, com destaque para “Síto do Pica-Pau Amarelo”, “Zorra Total” e “Trapalhões”. O último trabalho na emissora foi na série “Carcereiros” (2021).

O estado de saúde de Isaac Bardavid já despertava a atenção dos fãs desde a última semana, quando o neto do dublador, João, usou as redes sociais do mesmo para comunicar sua internação. Há dois dias, um boletim médico apontou para leve melhora no quatro, mas que ainda era considerado grave.

Com o falecimento de Isaac Bardavid, seu neto será o responsável por concluir o projeto do segundo livro de poesias do dublador. “Como era o projeto favorito dele, eu nem me meti nas escolhas, mas algumas coisas ainda não estavam decididas, então irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês”, informou João. A intenção é finalizar o livro ainda em fevereiro.
O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo