IDOSA SOBREVIVENTE DA 2ª GUERRA MUNDIAL É PRESA NA RÚSSIA DURANTE ATO CONTRA A INVASÃO NA UCRÂNIA; VEJA VÍDEO

Elena Osipova – Fotos: Reprodução de Vídeo

Elena Osipova era uma criança quando a sua família morreu durante o cerco nazista a Leningrado, na 2ª Guerra Mundial. Foi presa ontem na Rússia em uma manifestação pedindo o fim da invasão russa da Ucrânia e o fim das armas nucleares. Cerca de 8 mil russos já foram presos por se manifestarem.

Elena Osipova, de 77 anos, é uma artista, ativista e sobrevivente do Cerco a Leningrado. Ela foi presa em um protesto em São Petersburgo contra a invasão russa à Ucrânia.

Ela carregava cartazes que criticavam o uso de armamentos nucleares – Putin ameaçou o uso deste tipo de armamento nesta semana, e seu chanceler afirmou nesta quarta-feira (2) que, se houver, a 3ª guerra será nuclear.

“Estou conclamando todo mundo a ir para as ruas e lutar pela paz”, disse Alexei Navalny, líder oposicionista a Putin, em uma rede social.

“Se, para impedir a guerra, nós precisarmos encher as prisões e as viaturas da polícia, vamos encher as prisões e as viaturas da polícia. Nós, a Rússia, queremos ser uma nação de paz. Infelizmente, poucos nos chamariam assim agora. Mas pelo menos não vamos nos tornar uma nação de silêncio assustado, covardes que fingem não notar a guerra de agressão desencadeada por nosso czar, obviamente insano”, diz a postagem.

 Milhares de pessoas em cidades de toda a Rússia continuam a desafiar as autoridades e participam de protestos contra a invasão da Ucrânia. Protestos não autorizados pelo governo russo são proibidos e participar deles pode levar a uma série de punições, de multas até mesmo a prisão.

Segundo uma fonte não governamental russa(OVD), aproximadamente 7 mil pessoas já foram detidas pela polícia por participar das manifestações.

g1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo