UCRÂNIA DIZ TER PACTUADO CESSAR-FOGO TEMPORÁRIO COM A RÚSSIA

Foto: REUTERS/Carlos Barria

O assessor da Presidência da Ucrânia Mikhail Podoliak informou que um acordo sobre um cessar-fogo humanitário temporário foi alcançado nas negociações desta quinta-feira com a Rússia.

“As partes chegaram a um entendimento sobre a criação conjunta de corredores humanitários com um cessar-fogo temporário”, afirmou ele em seu canal no Telegram.

Podoliak acrescentou que a delegação negociadora ucraniana “não obteve os resultados esperados e continuará o diálogo em uma terceira rodada de conversas”.

A segunda rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia aconteceu em Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, em Belarus e perto da fronteira com a Polônia.

As novas conversas, realizadas no oitavo dia da guerra, deveriam ter começado por volta das 12h GMT (9h de Brasília), segundo o chefe da delegação russa, Vladimir Medinski, que se referiu à “complexidade da logística do lado ucraniano, que se reúne na Polônia e depois vem para a região de Brest”.

Medinski disse ontem que na primeira reunião das delegações, em 28 de fevereiro, “algumas propostas russas” relacionadas com um “cessar-fogo imediato” foram discutidas.

Ele afirmou que em alguns deles, “em geral, houve um entendimento na mesa de negociações”, mas em outros, “como era de se esperar, o lado ucraniano levou algum tempo para reflexões e consultas em Kiev”.

A Rússia exige “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia, assim como o reconhecimento da soberania russa sobre a península da Crimeia, anexada em 2014, e da independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, assim como o status neutro ucraniano em relação à Otan.

EFE, via UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo