IDOSA DE 101 ANOS RENOVA CONTRATO DE TRABALHO NO CANADÁ

Hazel McCallion chama atenção  por continuar trabalhando mesmo após completar 101 anos – Foto: Instagram / Reprodução

Uma idosa de 101 anos renovou seu contrato como diretora no conselho de administração da Autoridade dos Aeroportos da Grande Toronto (GTAA, na sigla em inglês), no Canadá. O ministro dos Transportes, Omar Alghabra, anunciou na última quarta-feira, dia 6, que o cargo tem duração por mais três anos.

Segundo o site do GTAA, cabe a Hazel, em sua função de diretora, “supervisionar e orientar a administração na atividade dos objetivos de negócios do Aeroporto Pearson, ao mesmo tempo em que representa os interesses da GTAA e de todas as suas partes interessadas”.

“Estou satisfeito que a Sra. McCallion aceitou continuar a servir a Autoridade dos Aeroportos da Grande Toronto”, disse Alghabra em comunicado, de acordo com o portal canadense “Global News”.

“Ela dedicou mais de 40 anos de serviço à sua comunidade e continua a desempenhar um papel importante na supervisão e orientação do maior aeroporto do Canadá. Desejo-lhe todo o sucesso enquanto ela continua a servir o setor de transporte”, acrescentou.

Quando Hazel se aposentou em 2014 como prefeita da cidade canadense de Mississauga, em Ontário, ela tinha 93 anos e, desde então, permanece ativa, sendo também conselheira especial da Universidade de Toronto, que a elogia por seu “conhecimento enciclopédico de política”, e chanceler da Sheridan College. Sua força de vontade lhe rendeu o apelido de “Furacão Hazel”, mas Hazel também inspirou os nomes de uma escola, biblioteca, desfile e um time de beisebol.

— Ela tem uma grande importância na política de Ontário, muito além do que se esperaria simplesmente lendo os estatutos sobre os poderes de um prefeito — afirmou Tom Urbaniak, professor de ciência política da Universidade Cape Breton e autor de um livro sobre McCallion, ao jornal britânico “The Guardian”.

Nascida em Port Daniel, Quebec, em 1921, Hazel era a caçula entre cinco irmãos. No início da vida profissional, atuou numa empresa de engenharia em Montreal, que mais tarde foi transferida para Toronto, e ainda jogou hóquei profissional.

Em Toronto, despertou em Hazel o interesse pela política, mas antes de disputar a prefeitura de Mississauga em 1978, com seu adversário dizendo que ser mulher “era uma fraqueza política”, Hazel ocupou vários cargos municipais. Ela permaneceu como prefeita por 36 anos e renunciou em 2014.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo