VALA COMUM E MASSACRE DE CIVIS: FOTOS E RELATOS DE ATAQUES NA UCRÂNIA CHOCAM E PROVOCAM REAÇÃO INTERNACIONAL

Foto: Zohra Bensemra / Reuters

A invasão russa da Ucrânia volta a causar forte indignação e repúdio nos principais países do Ocidente diante de um novo e chocante relato de atrocidades cometidas pelas forças armadas comandadas por Vladimir Putin no país invadido. A União Europeia, os Estados Unidos e grande parte da comunidade internacional reagiram com estupor às denúncias de massacres cometidos na cidade de Bucha, ao Norte de Kiev.

O governo ucraniano acusa os russos de terem promovido uma matança na cidade, revelada em relatos e imagens após a retirada das tropas de Putin na sexta-feira. Moscou nega.

Imagens de satélite mostram uma vala comum com quase 14 metros de comprimento cavada no terreno de uma igreja ucraniana na cidade de Bucha, que passou semanas ocupada pelo Exército russo. No domingo, o governo ucraniano denunciou que a região foi palco de um “massacre deliberado” de civis. O governo Putin desconsidera a denúncia e diz que as “são montagens”.

Esta seria a primeira prova tangível e visível da morte e devastação nas áreas ocupadas pelas tropas russas.

Foto: Maxar Technologies / Via Reuters

O prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk, disse à AFP que cerca de 300 moradores foram mortos durante a ocupação. Neste domingo, as autoridades anunciaram que uma fossa coletiva tinha mais de 70 corpos. Segundo a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, ao todo foram encontrados corpos de 410 civis nos territórios da região de Kiev ocupados pelos russos, sendo que 140 foram examinados pelos peritos forenses.

Autoridades locais levaram correspondentes até uma vala comum com 57 corpos, alguns deles parcialmente enterrados Foto: Sergei Supinsky/AFP 

À condenação de Bruxelas juntaram-se os Estados Unidos. O secretário de Estado, Antony Blinken, afirmou que as imagens de Bucha são um “soco no estômago” e do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, que qualificou de “brutalidade” o assassinato de civis nesta cidade nos arredores da capital ucraniana. A condenação internacional coincide com a publicação de um relatório da organização Human Right Watch sobre possíveis crimes de guerra em vários pontos do front Norte da guerra.

A Maxar Technologies, que coletou e divulgou as imagens de satélite, informou que os primeiros sinais de escavação de uma vala no local foram vistos em 10 de março. O registro mais recente do local é de 31 de março.

O Globo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo