METEORO É AVISTADO DURANTE QUASE 10 SEGUNDOS NO CÉU DO BRASIL; ASSISTA

Foto: Reprodução

Durante a madrugada desta terça-feira (31), o Observatório Espacial Heller & Jung, que fica em Taquara, região metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem de um meteroro com a duração de 9,9 segundos — a maior duração até o momento em 2022.

O corpo entrou na atmosfera terrestre a uma altitude de 88,3 quilômetros, segundo Carlos Fernando Jung, pesquisador e um dos proprietários do observatório.

O objeto faz parte da chuva de meteoros Tau-Herculídeas, que pôde ser vista nesta madrugada em diversas partes do mundo, mas principalmente na América do Norte.

A chuva de meteoros Tau-Herculídeas é composta pelo destroços do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, ou SW3, que foi descoberto em 1930 pelos observadores alemães Arnold Schwassmann e Arno Arthur Wachman.

Jung disse que o objeto, registrado por duas câmeras do observatório, uma localizada em Porto Alegre no Bairro Petrópolis e outra em Taquara, entrou na atmosfera do planeta e se extinguiu no oceano. Assista ao vídeo:

SUSPEITO DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO CONTRA SECRETÁRIO MUNICIPAL E OUTROS QUATRO HOMENS SÃO PRESOS NO RN

Na década de 1990, o cometa se partiu em vários pedaços, segundo a Nasa.

Quando o SW3 passou pela Terra novamente em 2006, estava em quase 70 pedaços e continuou a se fragmentar ainda mais desde então, informou a agência.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo