ADVOGADO BRUNO HENRIQUE ACOMPANHA EM BRASÍLIA VOTAÇÃO QUE PODERÁ MUDAR REGRAS NOS PLANOS DE SAÚDE

Foto: Reprodução

O advogado Bruno Henrique, pai de uma criança autista, ativista da causa e presidente da Comissão da Infância e Juventude da seccional da OAB do RN, desembarcou em Brasília na tarde desta terça-feira(07), para acompanhar o julgamento retomado pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que definirá amanhã, quarta-feira(08), se o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é conhecido simplesmente como rol da ANS, é taxativo ou exemplificativo.

Na prática, o tribunal vai decidir se os planos de saúde devem cobrir apenas os procedimentos que constam na lista da ANS, ou se a cobertura deve ser mais ampla, e abarcar também outros tratamentos. O julgamento teve início em setembro do ano passado, e dois ministros já votaram: um pelo rol taxativo e outra pelo rol exemplificativo.

De um lado, os planos de saúde sustentam que o rol TAXATIVO garante segurança jurídica e possibilita convênios a preços mais acessíveis. Do outro, grupos que atuam em defesa do direito do consumidor, associações ligadas a pessoas com deficiências e autismo e pacientes com doenças complexas defendem que o rol EXEMPLIFICATIVO garante o amplo acesso a tratamentos essenciais para garantir o direito à saúde dos usuários.

O que é rol taxativo

Rol taxativo significa que aquilo que está listado no rol é o que deve ser observado pelos planos de saúde. O que está na lista não comporta exceções, ou seja, pessoas acometidas de doenças com tratamentos que não estejam na relação previamente definida não terão cobertura pelos planos de saúde.

O que é rol exemplificativo

Rol exemplificativo significa que a listagem funcionaria como exemplos do que podem ser cobertos pelas empresas, abrindo espaço para o custeio de tratamentos não listados, ou seja, o plano de saúde é obrigado a cobrir tratamentos prescritos pelos médicos, mesmo que não constem na lista previamente definida.

Com informações: JOTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo