PASSEIO PARA OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA DE BALEIAS-JUBARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA PÚBLICO EM GERAL NO RN

Foto: Divulgação

Uma expedição para observação de baleias jubartes é realizada semanalmente no litoral potiguar. As travessias do projeto “Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte” estão abertas para o público em geral que desejar observar a espécie em alto mar.

De acordo com Lídio Nascimento, professor que coordena o projeto, as expedições começaram na primeira semana de julho e se estendem até novembro, período em que a espécie vem para o estado reproduzir.

Podem participar pessoas entre 12 e 60 anos. Os interessados precisam pagar uma inscrição de R$ 90 e terá prioridade os indivíduos que já têm experiência em embarcações em alto mar.

A inscrição é feita através do perfil do projeto no Instagram (@prommarn.pesquisa). A embarcação sai todos os sábado e domingos da praia de Pirangi, em Parnamirim, e tem capacidade de levar 22 pessoas, entre público, pesquisadores e tripulantes.

“As expedições científicas começam às 7h e vão até às 14h. A escolha por essa época do ano ocorre pois é a época que as baleias jubartes estão no litoral potiguar para acasalamento e, principalmente, reprodução”, explicou o professor.

A área monitorada se estende de Ponta Negra até Tibau do Sul, um espaço de 35 quilômetros. A embarcação navega em até 25 quilômetros mar adentro. Os pesquisadores observam as baleias com binóculos e fazem registros fotográficos.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo