“POSSO PENSAR NA POSSIBILIDADE DE ME AFASTAR”, DIZ PAPA FRANCISCO

Foto: Divulgação/Vatican Media

O papa Francisco disse neste sábado (30.jul.2022) que sua idade avançada e sua dificuldade para andar deram início a uma fase mais lenta de sua liderança. Em declaração a jornalistas a bordo do avião papal, o pontífice afirmou que pode chegar o momento em que ele precise avaliar a possibilidade de renúncia caso a sua saúde o impeça de dirigir a Igreja.

“Acho que não consigo continuar com o mesmo ritmo das viagens de antes. Acho que na minha idade e com essa limitação, tenho que me poupar um pouco”, disse. Mas ponderou que uma eventual saída não seria uma “catástrofe”. Segundo ele, “é possível mudar o papa, isso não é um problema”.

Em 4 de julho, Francisco declarou que deixaria suas funções se sua saúde se tornasse muito debilitada.

O papa retorna neste sábado (30.jul) de sua viagem ao Canadá, iniciada no domingo (24.jul). A visita foi vista como um teste para avaliar a saúde. Nela, o líder católico pediu desculpas a indígenas por abusos cometidos nas escolas católicas por mais de 100 anos.

Francisco usou cadeira de rodas, andador e bengala para se locomover na viagem. O chefe da Igreja Católica tem recorrido aos objetos desde o início de 2022, quando começou a sentir dores no joelho depois de sofrer uma fratura no ligamento ao dar um passo em falso. Por causa do incidente, ele teve que cancelar uma viagem à África, marcada para o início de julho.

Em entrevista a jornalistas, o pontífice descartou uma eventual cirurgia no joelho. Disse que pretende evitar o procedimento por não querer sofrer com os efeitos colaterais de longo prazo causados pela anestesia.

“Há 10 meses, fiquei mais de 6 horas anestesiado e ainda há efeitos. Não se brinca com anestesia. É por isso que eu acho que [a cirurgia] não é totalmente adequada”, disse.

Afirmou ainda que continuará as fazer viagens e a “estar perto das pessoas”. Francisco analisa ir ao México, Cazaquistão, Sudão do Sul, Congo e Líbano. No entanto, as datas das viagens ainda não foram estabelecidas. Perguntado sobre uma eventual visita à Ucrânia, o chefe católico voltou a afirmar que gostaria de visitar o país.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo