PREFEITO ZÉ FIGUEIREDO E A SECRETÁRIA SUÊNIA ABRANTES ENTREGAM SEDE DO “CRAS PAU BRASIL” REFORMADA, AMPLIADA E ADAPTADA

Fotos: D’kalysson Freitas

O prefeito de São José de Mipibu, José de Figueiredo Varela(Zé Figueiredo) entregou na tarde desta quinta-feira (28), aos moradores dos bairros Pau Brasil, Rocinha e Quebra Fuzil, o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), totalmente reformado e ampliado. O evento coordenado pela titular da Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, Suênia Abrantes, reuniu autoridades municipais, usuários e técnicos dos programas assistenciais do município, além de moradores das áreas favorecidas com o equipamento totalmente adaptado e climatizado.

Emocionada por conhecer de perto o alcance social do novo CRAS Pau Brasil, a secretária municipal de Assistência Social, Suênia Abrantes, agradeceu a determinação do prefeito Zé Figueiredo, que não se limitou para melhorar os serviços assistenciais do CRAS Pau Brasil com a modernização e adequação do prédio revitalizado.

“São anos de luta, e o prefeito Zé Figueiredo vestiu a camisa da Assistência Social e com recursos próprios do município entrega ao Pau Brasil hoje um sonho que finalmente se torna realidade.” Ressaltou Suênia.

Conhecedor da realidade dos moradores do Pau Brasil e da Rocinha, durante pronunciamento o gestor municipal de São José de Mipibu lembrou que nos idos anos 80, quando integrava o Encontro de Casais com Cristo, sob a orientação do então Padre Canindé Palhano, sempre acompanhou o missionário nas celebrações realizadas na comunidade que hoje é contemplada com a reinauguração da sede do CRAS.

Zé Figueiredo disse que trabalhar em favor da coletividade é um dever do Município e uma obrigação do gestor. “É nosso dever enquanto gestor buscar melhorias para todos os setores e todas as localidades do município, e o Pau Brasil merece e necessita de um espaço amplo, seguro e digno para as atividades e serviços deste Centro tão importante que é o CRAS.”

O prefeito lembrou ainda das demais obras realizadas na comunidade, quando num momento crítico com o advento da pandemia do Covid-19 inaugurou a única usina de oxigênio da região Agreste, implantada na UPA Geraldo de Souza, equipamento que ajudou a salvar muitas vidas, como também construiu em tempo recorde uma nova enfermaria na unidade hospitalar. O chefe do Executivo municipal concluiu dizendo que além de um centro de imagens o Pau Brasil vai ser contemplado com uma quadra esportiva com espaço recreativo e uma pista de skate, além da retomada do programa do leite.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A equipe técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais.

O CRAS Pau Brasil realiza cerca de quatro mil atendimentos anuais e oferece serviços essenciais com o objetivo de prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidades e riscos sociais fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Participaram da solenidade junto ao prefeito Zé Figueiredo e a secretária da Assistência Social, Suênia Abrantes, a chefe de gabinete do Município, Thaiane Varela; a coordenadora do CRAS Centro, Milena Simplicio; a secretária de Administração, Neidinha Rebouças; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Dalmo Pereira; a secretária adjunta de Obras, Flávia Silva; a procuradora geral, Renata Mosca e, representando a Câmara Municipal, o vereador Caboclinho.

Ladeado dos amigos em comum, Adilson Oliveira e Marcos Moreira, o jornalista Daltro Emerenciano também prestigiou o evento capitaneado pelo prefeito Zé Figueiredo e coordenado pela secretária Suênia Abrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo