ECONOMIA, EDUCAÇÃO E HOMENAGENS PAUTAM OS DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN

Foto: Eduardo Maia

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, o horário dos deputados foi pautado por temas de ordem econômica, energética e educacional, além de homenagens pelo Dia do Estudante, do Advogado e do Garçom. O parlamentar Michael Diniz (SDD) falou a respeito de uma sugestão recebida em seu gabinete, para que o Governo do Estado adote a energia solar em seus prédios oficiais.

“Isso geraria uma economia gigantesca para o nosso RN. Por exemplo, Parnamirim tem 11 escolas estaduais, com consumo médio de 8 a 10 mil kilowatts-hora (kWh), então, só de colégio estadual, seriam poupados R$ 56 mil. Se formos partir para hospitais, a economia média seria de R$ 200 mil por mês”, destacou.

Finalizando seu discurso, o deputado sugeriu ainda que os valores economizados sejam redirecionados para medicamentos e recapeamento das estradas. Em seguida, Cristiane Dantas (SDD) prestou sua homenagem aos advogados e garçons do Rio Grande do Norte, bem como a todos os estudantes potiguares.

“Hoje, dia 11 de agosto, é o Dia do Advogado, do Garçom e do Estudante. E eu quero me reportar hoje a essa última classe. Os alunos de escola pública vêm amargando as consequências de dois anos de pandemia, da falta de professores e da infraestrutura inadequada para que os colégios funcionem. Isso não pode acontecer”, iniciou a deputada.

Com relação à ausência de docentes, Cristiane disse que recebeu “um pedido de socorro de um aluno do município de Georgino Avelino”, durante uma live em suas redes sociais. “Esse estudante pontuou que há muito tempo não tem aulas de Inglês. E ele estava muito preocupado, porque nos próximos meses fará a prova do Enem e já está no prejuízo com relação a essa disciplina”, acrescentou.

Segundo Cristiane, é “estarrecedor” ver esses jovens tendo dificuldades desde cedo e, se essas grades não forem preenchidas urgentemente, eles continuarão a ter problemas no futuro.

“Já estamos no segundo semestre; daqui a pouco chega o final do ano, e esses alunos já estão sendo prejudicados para a prova do Enem. Então, nós pedimos à Secretaria de Educação que faça um levantamento em todas as escolas estaduais, para mapear essa falta de professores. Além disso, queremos frisar a situação dos alunos com necessidades especiais, no que diz respeito aos professores auxiliares. Nós recebemos muitos pedidos de mães que precisam desse apoio escolar”, complementou a parlamentar.

Por fim, Cristiane Dantas lembrou que o RN tem um dos piores índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil.

“Por isso, é preciso investir em Educação, porque sem ela nós não teremos um futuro digno para essas crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo