ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN REELEGE 15 E TERÁ 9 NOVOS DEPUTADOS A PARTIR DE 2023

Foto: Divulgação ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá, a partir de 2023, nove novos parlamentares. Após as eleições deste ano, 15 deputados estaduais foram reeleitos e continuarão com seus mandatos na 63ª Legislatura, que terá início em 02 de fevereiro de 2023.

Entre os novos nomes está o deputado eleito com a maior quantidade de votos nas urnas, o policial militar reformado Wendel Lagartixa (PL). Ele recebeu ao todo 88.265 votos. Também saiu vitorioso das urnas Adjuto Dias, ex-secretário de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal. Com isso, o MDB volta a ter um representante no Legislativo potiguar. Adjuto, que é filho do prefeito Álvaro Dias (PSDB), conquistou 57.657 votos.

A vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT), será mais uma novata na Assembleia pelos próximos quatro anos. A parlamentar que teve atuação destacada na Câmara Municipal de Natal recebeu 52.177 votos. O quarto novo nome foi Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB), líder político com atuação destacada nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. Foram 47.809 votos obtidos que lhe garantiram uma das vagas.

Ex-prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo (Solidariedade) recebeu 31.871 votos e passará a ocupar um dos gabinetes da Assembleia. A bancada do PL ganhou reforços de mais dois nomes novos: Terezinha Maia e Neilton Diógenes. Terezinha Maia, viúva do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, teve 29.440 votos. Já Neilton, vice-prefeito de Apodi, chegará a Casa com 25.143 votos, reconquistando uma representação estadual para o seu município.

Já o União Brasil, que não possuía representação no Parlamento potiguar, conquistou duas vagas com Ivanilson Oliveira, eleito com 27.426 votos, e Taveira Júnior, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, com 26.714 votos.

O PSDB mantém maior bancada da Assembleia com 9 deputados eleitos. Entre os tucanos reeleitos estão o próprio presidente do partido e também da ALRN, Ezequiel Ferreira, além de Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo, José Dias, Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Nelter Queiroz e Galeno Torquato. De novidade, a bancada contará com a presença de Dr. Kerginaldo.

A segunda maior bancada será do PL, que antes contava apenas com o deputado estadual Coronel Azevedo, também reeleito. Agora serão quatro nomes, com a inclusão de Wendel Lagartixa, Terezinha Maia e Neilton.

PT e PV, que disputaram as eleições como federação partidária, passam a contar com três nomes cada um. Os petistas reeleitos Francisco do PT e Isolda Dantas, se somam a Divaneide Basílio. Já os previstos que continuarão na Casa serão George Soares, Eudiane Macedo e Hermano Morais.

Com dois nomes estarão representados o Solidariedade e o União Brasil. O primeiro, com a reeleição de Cristiane Dantas e a chegada de Luiz Eduardo. Já o segundo, com os novatos Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior. O MDB fecha a lista com Adjuto Dias como representante único.

Outra mudança importante será a representação feminina na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Antes com apenas três integrantes, agora serão cinco mulheres na Casa. Da atual composição foram reeleitas Isolda Dantas (PT), Cristiane Dantas (SDD) e Eudiane Macedo (PV). As três passarão a contar com a companhia de Divaneide Basílio (PT) e Terezinha Maia (PL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo