Foto: Ségio Lima/Poder 360
A primeira-dama Janja Lula da Silva escoltou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta 4ª feira (27.set.2023) na saída do lançamento da fase de seleções do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Ela não participou do evento, mas acompanhou o final do discurso do chefe do Executivo do mezanino do 3º andar do Palácio do Planalto.
A cerimônia foi realizada no 2º andar. Assim que Lula encaminhou sua fala para o final, Janja desceu a rampa que liga os 2 pisos e ajudou o marido a deixar o local. Ela o posicionou na subida da rampa e permaneceu no local do evento por pouco tempo a mais. A primeira-dama não acompanhou o presidente na subida.
Lula, 77 anos, tem sentido intensas dores no quadril por causa de uma artrose na articulação que fica entre o fêmur e a bacia. Na 6ª feira (29.set.2023), ele passará por uma cirurgia para corrigir o problema. Na cirurgia, a cabeça do fêmur será substituída por uma cabeça protética. Além disso, haverá um revestimento no acetábulo, onde o fêmur se encaixa na bacia.
Embora tenha estado ausente nas últimas cerimônias públicas, Janja ganhou protagonismo nos compromissos do governo às vésperas da cirurgia.
RECUPERAÇÃO DE CIRURGIA
Lula será submetido à cirurgia por causa de artrose na articulação que fica entre o fêmur e a bacia.
Especialistas afirmam que o processo de recuperação da cirurgia duraria cerca de uma semana. Lula deve ficar de 1 a 2 dias na UTI para monitoramento. Pode retomar as atividades em uma semana.
O presidente afirma tomar injeções diárias e realizar sessões de fisioterapia para aliviar as dores.
A artrose é um tipo de desgaste na cartilagem –que existe para amortecer a movimentação– onde 2 ossos se encontram. O tecido afina a ponto de os ossos ficarem expostos, o que resulta na dor e limita a amplitude de movimento.
Poder 360