Eclipse lunar ocorre neste sábado e ficará visível no Brasil: No RN o Eclipse lunar será parcial

Foto: Jorge William/Agência O Globo

Neste sábado, 28, ocorrerá um eclipse lunar parcial que poderá ser visto em algumas regiões do país. Segundo o Observatório Nacional, uma parte da Lua será encoberta durante o fenômeno, considerado o maior até 2025. Diferentemente do Sol, neste tipo de eclipse é permitido olhar direto para o satélite.

Onde será possível ver o eclipse lunar?

Segundo o portal “Time and Date”, o eclipse deste sábado poderá ser visto na Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

Eclipse lunar pode ser visto no Brasil?

No Brasil, a maior parte do fenômeno ficará visível durante a fase penumbral, quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra.

Em quais lugares do Brasil será possível ver o eclipse lunar de 28 de outubro?

Isso significa que as mudanças na coloração do astro devem ser pouco perceptíveis a olho nu. Alguns locais do leste do país, como Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, conseguirão ver o eclipse parcial, com a Lua sendo coberta pela sombra mais escura do planeta.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham no espaço, e a sombra do planeta é projetada no satélite. Conforme explicado pela astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, há dois tipos de sombra: a penumbra e a umbra. A primeira é uma sombra clara, que ainda recebe a luminosidade solar.

— Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua — disse ela.

Neste sábado, a Lua irá “mergulhar” totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção do satélite que ficará “mordido”.

Onde ver o eclipse lunar deste sábado?

Embora o eclipse lunar parcial não seja tão expressivo quanto o total, o fenômeno deste sábado poderá ser observado a olho nu em algumas partes do mundo. É preciso ter em mente, porém, que os locais de visibilidade dependerão de onde a Lua vai estar no momento em que for coberta pela sombra da Terra.

Em alguns locais da Região Nordeste, especialmente em cidades litorâneas, o eclipse parcial poderá ser visto mais nitidamente. Conforme o Observatório Nacional, os eclipses lunares ocorrem durante a Lua Cheia, e que ela nasce quando o sol se põe. Por isso, para observar o espetáculo, o ideal é buscar locais com boa visibilidade para o leste.

Como assistir o eclipse lunar de 28 de outubro ao vivo?

O Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno. A live, que estará disponível no YouTube, contará com a participação de astrônomos profissionais e amadores do projeto “O Céu em sua casa: observação remota”.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo