Dinheiro em espécie, armas e bens de luxo são apreendidos em ação contra tráfico internacional de drogas no RN e mais três estados

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (21) uma megaoperação contra o tráfico transnacional de drogas. Dinheiro em espécie, armas e bens de luxo foram apreendidos.

Estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os agentes também cumprem 28 mandados de busca e apreensão.

No RN, os mandados foram cumpridos em Mossoró.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados por tornozeleira; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos; e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

As investigações da operação Cartage começaram em 2021, após a apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha. A partir daí, foram dois anos de investigação entre as forças de segurança que resultaram na prisão de oito pessoas e a apreensão de cerca de 100 toneladas de maconha.

A PF apurou que a droga ingressava no Brasil pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Após essa internalização, toda a carga era levada para Santa Catarina, na região da Grande Florianópolis, onde era armazenada.

A operação é coordenada pela PF de Santa Catarina por esse motivo.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.

Cidades com mandados:

  • Santa Catarina: Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê;
  • Rio Grande do Sul: Porto Alegre;
  • Mato Grosso do Sul: Ponta Porã;
  • Rio Grande do Norte: Mossoró.

Com informações de CNN Brasil/g1’/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo