Riquíssimo e apoiado por Catar, Turquia e Irã, líder político do grupo terrorista Hamas vive livremente

Foto: AMINE CHIKHI/APP/NURPHOTO VIA REUTERS – 16/3/2023

A cena do principal líder político do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniya, de 61 anos, assistindo em uma televisão aos ataques de 7 de outubro em Israel, em um luxuoso escritório em Doha, no Catar, dá conta de como ele vive alheio ao sofrimento da população na Faixa de Gaza, enquanto trama novos movimentos com países aliados, como o próprio Catar, a Turquia e o Irã.

“Ismail Haniya é o líder e presidente do Escritório Político do Hamas, que foi designado em 1997 como Organização Terrorista Estrangeira e em 2001 como TGED (Terroristas Globais Especialmente Designados). Haniya tem ligações estreitas com o braço militar do Hamas e tem sido um defensor da luta armada, inclusive contra civis. Ele teria envolvimento em ataques terroristas contra cidadãos israelenses. O Hamas foi responsável pela morte de cerca de 17 americanos em ataques terroristas“, descreveu o Departamento de Estado americano, em 2018.

Enquanto Osama bin Laden, ex-líder do grupo terrorista Al-Qaeda, viveu por anos escondido em cavernas no Paquistão e no Afeganistão, o principal nome do Hamas circula tranquilamente em hotéis de luxo no Oriente Médio e na África, além de se reunir frequentemente com importantes autoridades dessas regiões.

Ele é descrito em diversos jornais árabes e israelenses como sendo um homem “muito rico”, apesar de sua juventude pobre no campo de refugiados de Al-Shati, na Faixa de Gaza.

O acúmulo de dinheiro dele e de outras lideranças do Hamas começou quando a organização fundamentalista assumiu o controle do território palestino, em 2007, após expulsar violentamente o Fatah (partido político do chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas).

Nos dez anos seguintes, Haniya foi o chefe de governo da Faixa de Gaza, onde foi estabelecido um regime autoritário sem nenhuma nova eleição.

Naquela época, Haniya estreitou relações com países como o Catar, a Turquia e o Irã. Sob o comando do Hamas, o Catar injetou mais de US$ 1 bilhão (equivalente a R$ 4,85 bilhões, na cotação atual) na Faixa de Gaza, principalmente por meio de ajuda humanitária.

A Turquia, comandada por Recep Tayyip Erdogan, também passou a despejar milhões e milhões de dólares na Faixa de Gaza, dinheiro que, comprovadamente, não era destinado a aliviar o sofrimento da população do território.

Em 2017, a agência de segurança israelense Shin Bet acusou dois palestinos de desviarem dinheiro da reconstrução de Gaza para o Hamas.

Em 2020, uma investigação nos Estados Unidos descobriu que o banco turco Kuveyt Turk, sediado em Istambul, manteve conscientemente contas bancárias ligadas ao financiamento do Hamas.

Em dezembro de 2019, Ismail Haniya deixou a Faixa de Gaza. Dois anos antes, ele já havia sido substituído por Yahya Sinwar à frente do governo local.

Vivendo em hotéis cinco-estrelas de Doha, Haniya passou a comandar o Escritório Político do Hamas a distância. Segundo autoridades americanas e israelenses, partiu dele, inclusive, a autorização para os ataques de 7 de outubro.

O chefe da organização terrorista se reuniu nas últimas semanas com o líder supremo e com o presidente do Irã, aiatolá Ali Khamenei e Ebrahim Raisi, respectivamente, e com Erdogan, em uma clara demonstração de que tem “costas quentes” para viajar sem grandes preocupações.

Outras reuniões incluíram também o chefe da Inteligência egípcia, no Cairo, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, em Doha.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo