Milei faz hoje primeira reunião ministerial e mira corte de gastos

Foto: Matias Chiofalo/Europa Press via Getty Images

O primeiro ato do novo presidente da Argentina, Javier Milei, foi publicar um decreto que reduz o número de ministérios no país de 18 para nove pastas. O decreto foi publicado em menos de quatro horas após a posse do presidente no Congresso.

No domingo, todos os ministros tomaram posse, em uma cerimônia sem transmissão pela TV estatal da Argentina, TV Pública, por ordem de Javier Milei.

A decisão surpreendeu funcionários da Casa Rosada e da emissora do governo. “Nunca uma cerimônia de juramento de ministros deixou de ser transmitida na TV estatal”, afirmou uma funcionária à CNN.

Alguns funcionários da Casa Rosada, ligados à gestão anterior, também criticaram a vice-presidente da República, Victoria Villaruel, durante a posse, ao falar “vice-presidente” e não “vice-presidenta”, termo usado por Cristina Kirchner.

Além dos oito ministros, assumiram cargos no governo a irmã de Javier Milei, Karina Milei, que ocupará a Secretaria de Presidência, cargo de extrema confiança do chefe de Estado, e o chefe de Gabinete, Nicolas Posse.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo