Quer viver na Europa? Cidade na Croácia vende casas por menos de 70 centavos

Legrad, na Croácia — Foto: Google Maps

Uma cidade croata de apenas 2 mil habitantes já sabe como vai (tentar) atrair famílias jovens. As autoridades de Legrad lançaram uma iniciativa para reverter o déficit demográfico que inclui a oferta de casas ao preço simbólico de 0,13 euro (equivalente a R$ 0,69, na cotação atual).

Legrad fica às margens do rio Drava, na fronteira com a Hungria. O ambiente é rural, com extensa área verde, contato com a natureza e praias fluviais. A cidade de pequeno porte teve seus tempos áureos quando ainda era parte do Império Austro-Húngaro, um século atrás. Ao desmonte do império, acabou relegada à periferia do novo país.

A ideia das autoridades locais é aumentar a população, especialmente com a instalação de famílias jovens na cidade. A venda de casas a preços módicos não é novidade por lá. Em 2021, Legrad anunciou propriedades desocupadas da região para novos moradores.

“Nos tornamos uma cidade de fronteira com poucas conexões de transporte para outros lugares. Desde então, a população tem diminuído gradualmente”, explicou à agência Reuters o prefeito da cidade, Ivan Sabolić, naquela ocasião.

Foto: Divulgação

Apesar da urgência em atrair novos moradores, não é qualquer um que consegue adquirir uma casa em Legrad. Para participar da iniciativa, os potenciais residentes devem ter menos de 45 anos, estar numa relação matrimonial ou extramatrimonial, não ter antecedentes criminais e não ter outra propriedade em seu nome. Largam na frente de outros candidatos aqueles casais que tiverem filhos e/ou exerceram profissões que têm carência de mão de obra na região.

Ao menos cinco casas prontas para morar já foram vendidas. Em três casos, as famílias já se mudaram e, inclusive, tiveram mais bebês, o que aumentou o número de crianças em Legrad.

Mas por que o preço de 13 centavos de euro? A Croácia tem uma quantia nominal para o esquema de habitação: 1 kuna. Esta quantia é equivalente, hoje, a 0,13 euro.

Jornal Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo