Vídeo: Guarda-vidas retiram do mar tubarão ameaçado de extinção

Foto: Reprodução

O caso  chamou atenção dos especialistas pela forma como foi “resgatado” o animal. O tubarão-martelo é ameaçado de extinção e protegido por lei.

Um vídeo que circula nas redes sociais neste sábado (6) mostra o momento em que guarda-vidas de Santa Catarina retiram do mar um filhote de tubarão-martelo, com a ajuda de banhistas. O caso ocorreu em Laguna, no Sul do Estado, e chamou atenção dos especialistas pela forma como foi “resgatado” o animal. O tubarão-martelo é ameaçado de extinção e protegido por lei.

O Corpo de Bombeiros de Laguna informou que, após ser retirado da água, o tubarão foi solto novamente em águas mais profundas. A conduta, no entanto, é considerada inadequada por especialistas como o pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras. Segundo ele, em casos como esse o animal não deve ser retirado da água em nenhuma hipótese:

– O correto seria devolver para a água imediatamente, ou manter na água em movimento até chegar alguém que possa levar pra águas mais profundas. Não é dessa forma que se transporta, e o animal não deveria ficar tanto tempo fora da água. Um tubarão fora da água vai a óbito muito rápido – alertou.

Soto chama atenção para a falta de cuidado que os tubarões despertam – inclusive os que estão ameaçados.

–  Se é um golfinho, as pessoas se mobilizam (para salvar). Estamos falando de um filhote de tubarão, inofensivo, e de uma espécie ameaçada. (Os guarda-vidas) acham que estão fazendo a segurança dos banhistas, mas não é essa a conduta. Estamos tendo uma perda absurda de biodiversidade por esse tipo de atitude – criticou.

O tubarão-martelo costumava ser abundante nas praias de Santa Catarina, mas a espécie tem experimentado um forte declínio ao longo dos anos – o que fez com que fosse incluída na “lista vermelha” dos ameaçados.

Do NSC Total

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo