Ministro Lewandowski chega a Mossoró e diz que fuga é “dificuldade momentânea” e será superada

Foto: Jamile Ferraris / MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski desembarcou na manhã deste domingo (18), em Mossoró (RN), onde vai acompanhar as operações de busca pelos dois fugitivos do presídio federal da cidade.

O  ministro  disse que a fuga dos criminosos não afeta a segurança das cinco unidades prisionais federais e afirmou que a captura é uma “dificuldade momentânea”. Segundo ele, trata-se de um problema localizado.

“A minha presença aqui é, antes de mais nada, para mostrar que o governo federal está presente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está aqui também prestigiando o Estado, prestigiando as autoridades locais para que nós resolvamos esse problema que surgiu, que é um problema que, tenho que dizer, não afeta em hipótese nenhuma a segurança das cinco unidades prisionais federais, mas que é um problema localizado e que será superado em breve com a colaboração de todos”, disse o ministro em declaração à imprensa na manhã deste domingo (18/2), ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

O titular da pasta desembarcou na cidade para reuniões com chefes das equipes que buscam os fugitivos, que ocorrem na sede da Polícia Federal (PF).

O ministro e a governadora Fátima Bezerra ressaltaram o “entrosamento” entre as forças de segurança federal e local na operação.

A fuga inédita — a primeira ocorrência do tipo nas cinco prisões administradas pelo governo federal — levou o Ministério da Justiça a tomar providências emergenciais. Ainda na noite de quarta-feira, Lewandowski determinou o afastamento imediato da atual direção da penitenciária potiguar.

O ministro nomeou o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires como interventor no presídio, para assumir o comando da unidade. Vieira Pires embarcou para o local, na tarde de quarta, juntamente com o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.

A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009 e está situada em uma área rural no Rio Grande do Norte. Atualmente, 68 presos estão no local.

Fuga

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada da última quarta. Segundo o Ministério da Justiça, eles utilizaram ferramentas das obras da unidade prisional para escapar do local.

Integrantes do Comando Vermelho (CV), os detentos fugiram por um buraco de luminária na parede da cela de um deles. Eles ficavam em celas vizinhas do presídio. Com informações do Metrópoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo