Ocupação hoteleira deve superar 80% no RN durante o carnaval 2024

Foto: Reprodução/Comunique-se Portal

Durante o período do carnaval, a ocupação hoteleira potiguar deve chegar a 81%, segundo estima a Associação Brasileira da Industria de Hoteis no RN (ABIH/RN). As boas expectativas vêm depois de um mês de janeiro positivo para o turismo. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam um incremento de 8% no número de voos para o Rio Grande do Norte durante a alta estação deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa mais turistas chegando à capital.

“A expectativa é de que o estado atinja uma taxa de ocupação média de 81%, no Carnaval deste ano, um resultado muito positivo para todos os segmentos do turismo, em especial para a hotelaria, um dos grandes responsáveis pela geração de empregos no estado”, declara o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson.

Ele destaca que esse percentual é resultado do trabalho desenvolvido pela entidade e os poderes públicos. “Reverbera em notícias positivas, como o RN posicionado em 4º e 5º destinos mais procurados para o período, segundo pesquisas recentes de algumas operadoras de viagens”, destacou.

O Rio Grande do Norte, por meio da capital Natal, que é a porta de entrada de turistas ao estado devido ao Aeroporto, figura nas primeiras colocações nos levantamentos que as operadoras de turismo elaboram. A CVC, por exemplo, divulgou que o estado potiguar está na quarta colocação na busca para o Carnaval. O incremento nas viagens para o período foi de 35% em relação ao ano passado, sendo o Nordeste o campeão de preferência.

Já na plataforma de viagens Decolar, o Rio Grande do Norte aparece como 5º destino mais procurado para o período de folia. Foram avaliadas buscas de pacotes de viagens para fevereiro e o Brasil cresceu 114% em comparação com mesmo período do ano passado.

Os turistas que mais procuram o estado vêm do Sudeste com 52, 94% do total, com destaque para São Paulo com 38,43%% dos visitantes. O público feminino é o que mais procura as terras potiguares para viajar.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), Luis Leite, acredita que o trabalho realizado pela operadora Azul Viagens, está ajudando a manter o nível de turistas na cidade agora em fevereiro, para o período do carnaval. “Ela fez um trabalho com voos extras do dia 9 até o dia 19 de fevereiro, saindo de Guarulhos, São Paulo, Salvador e do Rio de Janeiro para Natal. São cidades que têm grandes carnavais, então a proposta é oferecer um destino mais tranquilo como é Natal”, disse ele.

A expectativa para este ano é superar 2023. Luis Leite pontua que no ano passado os efeitos da pandemia da covid-19 ainda eram evidentes e, que, neste ano, espera-se um aumento de turistas chegando ao estado. “Já notamos um crescimento significativo em relação ao ano passado quando as pessoas ainda estavam um pouco receosas em fazer viagens. Esperamos ter aí em torno de 20%”, estima o vice-presidente da ABAV/ RN.

Para o ano, as expectativas, segundo ele, também são positivas, especialmente pelo incremento de mais 19 mil assentos anunciados pela Azul Viagens para voos dedicados, ou seja, que incluem o pacote de lazer, com a proposta de manter o movimento de alta estação (janeiro, fevereiro, julho) em outros períodos.

Já em janeiro, o setor comemorou resultados animadores. De acordo com Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), o mês de janeiro teve 1.904 voos e 31 chegadas por dia, com 20 ligações, sendo duas delas internacionais, no Aeroporto Internacional de Natal.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo