Professor denuncia montagem de vitrine racista em famoso shopping

Foto: Reprodução / Instagram

Um professor denunciou nas redes sociais que uma loja de brinquedos de um shopping do Rio de Janeiro realizou uma montagem racista em sua vitrine ao colocar bonecas brancas ao lado de um boneco de macaco e de uma boneca negra. Ele registrou a cena em vídeo e compartilhou nas redes sociais, provocando a reação dos internautas.

“Parear uma criança preta com um macaco é de uma crueldade imensa! Por meio desse ato, a criança negra internaliza sua posição como subalterna, enquanto as crianças brancas são incentivadas a enxergar o negro como um ser inferior, quase animal. Em nossa sociedade, o racismo é escancarado, e esse mal precisa ser combatido com urgência! Exigimos uma atitude imediata frente a esse crime!”, escreveu o professor Moisés Machado na legenda do vídeo que publicou.

Nas redes sociais, internautas expressaram desaprovação à montagem realizada pela loja. “Gente, mas não há um minuto de paz! Pelo amor de Deus, onde este mundo vai parar? Não é possível que a loja, os fabricantes e o shopping não saibam que racismo é crime!”, exclamou uma internauta.

Outra internauta relatou ter vivenciado algo semelhante. “Nas lojas Magal do Méier também tem. Fui lá com uma amiga para conversar com o gerente e pedir a retirada. Estava junto com as bonecas brancas! Eles mudaram de lugar, mas não retiraram. Enviamos mensagem para a fabricante, falamos com a ouvidoria, mas continuam comercializando esse produto. Agora é registrar queixa formal na delegacia”, disse a mulher.

O Botafogo Praia Shopping declarou que não tolera “nenhuma forma de preconceito” e que, assim que tomou conhecimento da situação, entrou em contato com a loja para a retirada do brinquedo.

“O Botafogo Praia Shopping informa que não tolera nenhuma forma de preconceito e esclarece que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, entrou em contato com o lojista para a retirada imediata do brinquedo. O shopping reforça que o boneco já foi retirado da vitrine e ressalta que está revisando constantemente seus processos para garantir o compromisso com o respeito, à pluralidade e a diversidade, e evitar que situações como essa se repitam”, comunicou o shopping ao g1.

A loja Gamelândia, por sua vez, ainda não se posicionou sobre o caso.

O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo