Com diagnóstico de autismo, juiz participa de julgamentos com cordão de identificação

Foto: Reprodução

“Entre os tradicionais crachás que circulam pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), um deles tem chamado a atenção pelo cordão colorido. Com girassóis de um lado e peças de quebra-cabeça de outro, o acessório usado pelo juiz-substituto Alexandre Morais da Rosa é um dos símbolos das pessoas com autismo. A história foi contada pelo portal NSC Total.

O magistrado, membro da 5ª Câmara de Direito Público, utiliza o cordão para trabalhar diariamente e, inclusive, participar dos julgamentos, que ocorrem às quintas-feiras.

Perto de completar 50 anos, Alexandre foi diagnosticado com autismo no nível 1 há quase três anos. Desde então, passou a falar publicamente sobre o tema, principalmente nas redes sociais, onde tem mais de 150 mil seguidores.

Em conversa com o jornalista Anderson Silva, o juiz-substituto, que ocupa os espaços de desembargadores do TJ nos períodos de licença e férias, revelou como foi o diagnóstico e falou sobre a rotina dele.

“Foi muito libertador (o diagnóstico) para poder entender um pouco da minha dinâmica, do meu cotidiano, das minhas manias”, disse Alexandre.

O magistrado diz que divulgou o diagnóstico para poder dar mais visibilidade ao tema. Ele lembra que a doença ainda é de “muita novidade”, até mesmo para os médicos. Ao mesmo tempo, destaca que muitos pais sentem dificuldade em oferecer tratamento para os filhos por conta dos custos.

“Então, eu acho que o mais difícil é os pais que conseguem um diagnóstico e não têm os meios para poder dar condições para os filhos. Ou seja, os filhos podem se desenvolver, podem obter melhores condições cognitivas, pedagógicas, mas os pais não têm condições. Isso é hoje um problema, não só catarinense, mas brasileiro”

Jurinews.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo