Entrega de peixe na Semana Santa em ano eleitoral é motivo de ação no TRE/RN contra vereador de Nísia Floresta

Fotos: Reprodução

A denúncia é composta por fotos e vídeos do vereador fazendo a entrega de peixes pessoalmente

O vereador do município de Nísia Floresta, Raniery Barrros, foi denunciado no Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN, pela suposta prática de exercício arbitrário ou abuso de poder, por ter promovido entrega de peixes na Semana Santa em Nísia Floresta.

A proibição atende ao estabelecido no Art. 73, da Lei n° 9.504/1997(Lei das Eleições), que trata das condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais para evitar afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos.

De acordo com o parágrafo 10 desse artigo, “no ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.

O MP, o MPF, o TRE/MA e o TSE em Brasília estão atentos ao descumprimento da Lei das eleições.

Neste ano de eleição pré-candidatos a prefeitos e a vereadores ficam impedidos da prática de doação gratuita de bens, valores ou benefícios.

Deputados federais, estaduais e governadores podem fazer a distribuição por não concorrerem às eleições de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo