Estudante de medicina viraliza ao ligar para pacientes do SUS após a consulta: “Estamos com saudade”

Foto: Reproduçã

‘Ligações de afeto’ – O simples ato de fazer uma ligação se tornou ferramenta importante na humanização do atendimento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Caravelas, em Ipatinga, no estado de Minas Gerais. Lá, desde o início deste ano, estudantes de medicina em período de estágio têm buscado adotar práticas de aproximação com os pacientes da região. Recentemente, um dos vídeos que mostra a rotina do futuro médico Lurdiano Freitas viralizou.

No registro, Lurdiano fala sobre o propósito de ajudar as pessoas com a profissão e apresenta o projeto Ligações de Afeto, criado por ele e desenvolvido ao lado da colega de estágio Luana Clara, sob supervisão da professora Dra. Aiala Xavier. As imagens mostram o momento em que o estudante liga para um dos pacientes da unidade, identificado como sr. Joaquim, uma semana após o atendimento.

Lurdiano também se dispôs a levar o paciente para buscar o resultado de um exame em laboratório. Depois, o deixa em casa. A ideia, segundo o estudante, surgiu após a identificação da necessidade de uma atenção maior à construção de uma relação médico-paciente nas unidades públicas. Segundo Lurdiano, as ligações — procedimento já adotado nas medidas de Atenção Básica à Saúde — poderiam ser aliadas dos médicos na busca pelo atendimento humanizado.

— A gente tava atendendo e percebeu que os pacientes do SUS não estavam conseguindo voltar para as consultas. E a gente não entendia o porquê, não conseguia dar sequência no tratamento. Eu não tinha notícia se a minha prescrição tinha sido eficaz. Do ponto de vista técnico, é muito importante que a gente tenha esse resultado, esse acesso, para saber onde melhorar — explica.

Os estudantes Lurdiano e Luana começaram, então, a pensar em maneiras de conseguir manter contato com os pacientes, e chegaram à ideia das ligações, geralmente realizadas na semana seguinte ao atendimento no consultório. O plano teve efeito positivo, e eles perceberam que era o momento de ampliá-lo. Nascem, assim, as “Ligações de Afeto”.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo