Vídeo: Inquérito vai determinar se houve homofobia em agressão de PM contra jovem sentada no chão

Foto: Reprodução

Um inquérito deve apurar se houve discriminação homofóbica por parte do policial militar que deu um tapa no rosto de uma mulher no chão na estação da Luz, Linha 1 (Azul) do Metrô, no Centro de São Paulo, no último sábado (6). A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo determinou o afastamento imediato do agente que foi flagrado em vídeo dando um tapa no rosto da vítima, enquanto ela está sentada na plataforma.

O vídeo ainda mostra o homem em pé dizendo para a vítima: “Abaixa a mão para mim”. Ela então responde: “você que está me batendo”. Nas imagens, é possível ver a vítima com uma bermuda com as cores do movimento LGBTQIA+.

Em suas redes sociais, o coordenador da Diversidade, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Rafael Calumby, disse que vai abrir um processo para apurar a possível prática de discriminação por orientação sexual no episódio. A vítima também está recebendo apoio da Subsecretaria de Políticas de Diversidades de Guarulhos e da coordenação da Parada LGBTQIAP+ do município.

Em nota enviada ao GLOBO, a SSP informou que “lamenta o ocorrido” e confirmou que o PM foi identificado e afastado do trabalho nas ruas. Segundo o órgão, a Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos.

A mulher, que não quis se identificar, confirmou a agressão e disse que foi acolhida por seguranças da estação depois da violência. Ela afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência e fazer exame de corpo de delito nesta segunda-feira (8).

O globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo