Família doa órgãos de jovem vítima de acidente e faz RN zerar fila de transplante cardíaco

Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (24) o RN voltou a zerar os transplantes de coração por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi realizada no Hospital Rio Grande.

O paciente doador, vítima de um acidente de trabalho, tinha 22 anos e faleceu no Hospital Walfredo Gurgel. Já o paciente receptor, que é da cidade de Cerro Corá, tem 25 anos e há cinco vinha fazendo tratamento cardíaco sem evolução. Há um ano ele aguardava na fila por um transplante.

“Minha dor está sendo a alegria de alguém e isso para mim não tem preço”. Essas foram as palavras de Rosemery Souza, mãe de Emerson Ryan, de 22 anos, paciente doador, vítima de um acidente de trabalho.

A logística para realizar um transplante tem início com a doação do órgão através do consentimento dos familiares, em seguida o estado fica responsável pela captação desse órgão, para que posteriormente o município possa administrar a operação por meio da contratação de um prestador de serviço especializado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde.

A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica. O paciente permanecerá em observação constante nos próximos dias. Além do coração, a família de Emerson também consentiu a doação do fígado e dos rins do jovem.

Ponta Negra News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo