INPE ALERTA BANHISTAS PARA OS RISCOS DE RAIOS EM PRAIAS E NO INTERIOR

Não fiquem em campos descobertos, como em praias, campos de futebol e embaixo de árvores.

Os banhistas que aproveitam as praias brasileiras durante o verão devem tomar cuidado com a queda de raios. Para o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), Osmar Pinto Junior, o período é crítico por causa das férias e de certo relaxamento dos frequentadores das praias.

“Nesta época do ano, temos um grande número de pessoas se deslocando para as praias, que são lugares descampados e, portanto, vulneráveis a descargas”, comenta Pinto Junior. “O banhista acaba se expondo a tempestades. Se você estiver dentro do mar, a situação é ainda mais crítica, porque a água salgada é ótima condutora de eletricidade. Assim, os efeitos de um raio podem se propagar para muito longe.”

Segundo o coordenador do Elat, a distração agrava ainda mais o risco de ser atingido. “A tempestade se forma e se desloca rapidamente, de uma maneira que, em questão de cinco minutos, a situação muda por completo”, avalia. “Então, é por isso que as pessoas têm de estar atentas. Quando você vê um indício de tempo fechado, busque abrigo em um carro ou em um prédio imediatamente. Não pode esperar. Dois ou três minutos são a diferença entre ser atingido ou não.”

Em dezembro, a unidade do Inpe publicou um comunicado com cinco mandamentos para evitar ser eletrocutado em uma tempestade de verão.

O manual desaconselha o público a praticar atividades de agropecuária ao ar livre; ficar ao lado de carros e tratores ou andar de bicicleta e moto; permanecer em campo aberto, como gramados esportivos e praias, embaixo de árvores ou perto de cercas; tocar em objetos condutores de eletricidade, a exemplo de telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores ou objetos metálicos grandes; e se acolher em um abrigo aberto, como deques, sacadas, toldos e varandas.

Do Portal Brasl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo