PARASITA TRANSMITIDO AOS CÃES PELO MOSQUITO DA DENGUE PREOCUPA CRIADORES E VETERINÁRIOS

A prevenção contra o Aedes aegypti é importante não só para a saúde das pessoas. O mosquito transmissor da dengue também transmite para os cães uma doença parasitária grave, que está preocupando os criadores e veterinários.A dirofilariose é uma doença provocada por vermes que se alojam no coração do animal. Ela é conhecida como “verme do coração” e pode levar o animal à morte. A doença não possui sintomas e quando o dono decide procurar tratamento já pode ser tarde demais.

Segundo o médico veterinário Pollastry Diógenes, a dirofilariose é mais recorrente no período chuvoso, quando há reprodução do mosquito Aedes aegypti. Ela é perigosa por que pode matar o cão infectado sem que o dono perceba a doença.

“Ela é muito silenciosa porque, no início, não apresenta nenhum sintoma. Quando o cão é picado por um mosquito infectado, ele deposita vermes, que evoluem e se alojam no coração do animal. O animal só vai apresentar algum sinal clínico quando estiver com, pelo menos, uns seis meses de infecção instalada”, explica.

Os principais sinais são tosse, falta de ar, diminuição do peso, coloração mais escura da língua, intolerância ao exercício e insuficiência cardíaca. Quando está em estado muito avançado, a dirofilariose não possui tratamento. O único meio é a prevenção através de vacinação.

“Existe uma vacina capaz de proteger o cão da doença. O dono deve procurar o médico veterinário para se informar sobre essa vacina, pois as vezes, quando animal já está infectado, o quadro se torna irreversível”, destaca.

Pollastry frisa ainda que muitas pessoas deixam de vacinar o seu animal por conta da desinformação quanto à doença e, por isso, tem surgido alguns casos na região.

“A dirofilariose é perigosa não só para o cão, mas também para o dono. Por isso, é importante a vacinação. A prevenção é a única garantia de que o que você ama vai continuar pertinho de você”, conclui o médico veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo