SÃO JOSÉ DE MIPIBU ACOLHE O PROGRAMA DO MP/RN “TRANSFORMANDO DESTINOS”

Fotos: Ariel Yves

O prefeito do município de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, participou na manhã desta sexta-feira(20), da solenidade do programa Transformando Destinos: Interiorizando a Política sobre Drogas, que iniciou uma nova fase de expansão, chegando a mais 16 municípios potiguares. O evento de lançamento oficial do projeto ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal. O Transformando Destinos é um programa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que atua nos eixos da prevenção, do cuidado e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, com base na integração entre os setores e os entes.

Na cerimônia desta sexta, foram oficializadas as assinaturas de Acordos de Cooperação Técnica, selando a parceria com os Executivos Municipais, e uma palestra tratando sobre a prevenção ao uso de drogas.

Para o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, o Transformando Destinos é um programa importante para o MPRN e fundamental para a sociedade. “Lançamos a segunda fase do Transformando Destinos, fazendo com que a iniciativa passe a ser encarada como um programa institucional. O MPRN tem trabalhado fortalecendo a repressão, se articulando melhor com as forças de segurança. No campo da prevenção, temos feito esses acordos como a assinatura do termo de cooperação com os municípios para que eles criem a política municipal sobre drogas”.

Durante o evento a secretária de Estado Flávia Lisboa representou a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O Transformando Destinos é desenvolvido desde 2015 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com a Associação do Ministério Público do RN (Ampern) e apoio do Ministério Público do Trabalho. Desde então, o projeto atua na indução da política pública sobre drogas junto aos Executivos Estadual e dos Municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Parelhas e Macau, nos eixos da prevenção ao uso, do cuidado ao usuário e sua família e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, buscando uma atuação integrada, articulada e solidária entre os diversos atores responsáveis pela temática.

O evento desta sexta contou com a presença do governador do Estado, Robinson Faria, e de prefeitos e secretários dos 16 municípios que aderiram ao programa. Os novos municípios a integrar o Transformando Destinos são: Areia Branca, Assu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu.

Além das assinaturas dos Acordos de Cooperação Técnica, outro ponto alto do evento foi a palestra da Profª Dra. Zila Sanchez, especialista em Prevenção ao Uso de Drogas, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante do Comitê Internacional de Diretrizes de Prevenção do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

Para o prefeito Arlindo Dantas, o comprometimento de todos os setores da gestão municipal é fundamental para o êxito do programa.

Juntamente com o chefe do Executivo de São José de Mipibu participaram do evento os secretários municipais Eloy Alves(Gabinete), Suênia Abrantes(SEMTHAS), Lúcia Martins(Educação), Jefferson Oliveira( Saúde), e Daltro Emerenciano(Obras e Comunicação Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo