RN GANHA DOIS LABORATÓRIOS DE ROBÓTICA QUE OFERECERÃO AULAS GRATUITAS À CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foto: Divulgação

Fomentar a educação e preparar o estudante do presente para o futuro cada vez mais tecnológico. Esta é uma das missões do projeto Include, desenvolvido pelo Instituto Campus Party, que montará dois laboratórios tecnológicos nas cidades de Natal e Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

Nas novas unidades Include, os estudantes serão estimulados à iniciação tecnológica e empoderar conhecimentos dentro de um ambiente único de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo. O projeto que tem como objetivo, fomentar a educação de crianças e adolescentes por meio da tecnologia, promove o ensino da robótica, com material didático exclusivo e prepara no presente os profissionais do futuro, garantindo que os estudantes tenham acesso à informação de qualidade e desenvolvam suas habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador e enriquecedor.

O primeiro laboratório será inaugurado na sexta-feira, 16, às 14h, na Escola Municipal Emérito Nestor Lima, localizada na cidade de Parnamirim. Desenvolvido em parceria com o SEBRAE, MCI, TRON Ensino de Robótica Educativa, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Núcleo – Integrando Tecnologias, o projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Parnamirim.

Outra unidade do Include será aberta no sábado, 17, às 10h, no SESC – Potilândia, localizado na capital Natal. Além das empresas parceiras mencionadas acima, o laboratório localizado em Natal conta com o patrocínio do Sicoob, e terá uma estrutura que proporcionará acesso às tecnologias e aulas com temas tão atuais como domótica (casas inteligentes), robótica aplicada a mobilidade, sensores, drones, realidade virtual, modelagem e impressão 3D.

“O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes e ou afastadas dos centros, que são excluídos da tecnologia e que não tem a oportunidade de acesso a esse universo, além de empoderá-los dentro dessas comunidades. Através de aulas de eletrônica, mecânica, sensores, robótica e programação, eles aprendem e são estimulados a desenvolver soluções para resolver problemas dentro das suas comunidades, sem precisar acionar pessoas de fora ou sair de lá. E o melhor, sendo remunerados com ganhos monetários para ajudarem as suas famílias”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

O estado da Bahia foi o berço do Include, onde o projeto possui outros quatro laboratórios em funcionamento. Além destes, o projeto já conta com instalações em Brasília e em Pato Branco (Paraná), e está com mais de 100 laboratórios em vias de instalação em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Manaus, Porto Alegre, Santa Catarina, Alagoas e Rondônia. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Instalações e material – O laboratório conta com mobília e equipamentos de primeira linha, como computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros. Os Computadores vêm por meio do Centro de Reciclagem de Computadores, do MCTIC. A Internet é entregue pela operadora Use Telecom. Os materiais e a metodologia de ensino são da TRON. O local para instalação, foi cedido pela SESC/RN.

Serviços:

  • Inauguração Include em Parnamirim
  • Data: 16/08/2019
  • Horário: 14h
  • Local: Escola Municipal Emérito Nestor Lima – Rua Luiza Maria da Conceição Santiago, 560,  Bairro – Passagem de Areia, CEP 59150-000
  • Inauguração Include em Natal
  • Data: 17/08/2019
  • Horário: 10h
  • Local: SESC – Potilândia – Av Senador Salgado Filho, s/n, Bairro – Potilândia, CEP: 59075-000, N° 1906

Sobre o Instituto Campus Party – A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas, cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo