FOLIA DE SÃO JOÃO- VALE A PENA LER!

 

Assim como a população de outras cidades do Brasil, onde muitas já vem comemorando o São João desde o dia 1º do mês de junho, hoje, a população mipibuense encontra-se especialmente feliz. Digo isto com conhecimento de causa, afinal eu mesma já curti muitas noites de São João. Exatamente por esse motivo sei que neste momento, em que a administração de nossa cidade nos oferece estas festividades no centro da rua, é que poderemos de fato curtir os festejos juninos com familiares e amigos ao som de um bom forró, comidas típicas (ou não), boa estrutura e muita bebida.

A nossa  administração ofereço os meus parabéns, pois imagino que o ato de oferecer as pessoa de nossa cidade um São João animado partiu de um gesto que trazia consigo as melhores das intenções. Ou seja: Oferecer a todos da nossa terra noites festivas de alegria.

Feito os devidos agradecimentos, quero agora “bater um papo” com os cidadãos (amigos leitores deste meio de informação). De fato, após muitos dias de trabalho, pagamentos de tantas contas, tantos impostos… é chegada a hora de reunir quem gostamos e sair em disparada ao encontro de muita alegria e gente bonita, não é verdade? É verdade sim. E não se assuste, pois é comum que pensemos assim. Porém quero apenas fazer um alerta a todos que compartilham deste pensamento, fazendo os seguintes questionamentos:

Alguém, por acaso, já parou para pensar quantos milhões o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por motoristas embriagados?

Quantos milhões são gastos em pagamentos de indenizações por mortes ou invalidez decorrentes desses acidentes?

Quanto o poder público desembolsa com procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de noites de festas curtidas sem proteção que gerou uma gravidez indesejada?

Alguém já pensou na quantidade de DSTs que poderão ser transmitidas nestas festas, onde infelizmente para muitos tudo é liberado?

Isso tudo sem falar na quantidade de ambulâncias que ficam paradas em festas a dispor de bêbados e valentões que se envolvem em brigas, quando na verdade deveriam estar de prontidão em hospitais socorrendo mães aflitas que lutam pela vida de seus filhos, ou a dispor de trabalhadores que necessitam de seus serviços para se tratarem de enfermidades oriundas do excesso de serviços prestados, ou até mesmo para idosos que muitas vezes sentem dificuldade de se locomoverem até o local mais próximo de seu tratamento.

Ainda há de se falar na questão do policiamento, pois os policiais ficam, em sua maioria, tendo que se fazer presente nas festas para garantir a ordem, quando no dia a dia falta segurança ao cidadão de bem para exercitar o seu direito de ir e vir.

Parando para pensar um pouco mais, ainda vejo a necessidade de esclarecer aqueles que pensam que estas festas geram empregos, pois, como todos sabem, é comum vermos muitos vendedores ambulantes vendendo seus churrasquinhos e suas latinhas. Não se iludam!  Afinal, se estes vendedores dependessem do São João para viver passariam o resto do ano na verdadeira miséria. Quem realmente ganha dinheiro com essas festas são donos de cervejarias, empresas que ornamentam as festas com palcos e trios elétricos e produtores de bandas.

Por esses e outros motivos que devemos sim curtir as festas de São João, mas conscientes que na condição de cidadãos de bem que somos ou desejamos ser, devemos aproveitar as festividades com muita responsabilidade e cientes que estas festas são frutos de muito dinheiro público, onde a administração,na melhor de suas intenções, para nos fornecer momentos de alegria, opta por fazer um investimento altíssimo e arriscado.

Assim, desejo a todos um feliz São João e fico na torcida da atitude consciente de cada um.

(Com base em posicionamentos jurídicos e jornalísticos)

Por Flávia Emerenciano, Jurista e pós- graduanda em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

One response to “FOLIA DE SÃO JOÃO- VALE A PENA LER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo