PRESIDENTE EUGÊNIO GONDIM, GESTOR TRANSPARENTE

“Tudo que diz respeito ao povo de Deus diz respeito a igreja” foi o que disse o Padre Lenilson na 5º audiência pública realizada ontem (17) pela Câmara Municipal de Nísia Floresta, visando contribuir para com o processo democrático do Município.

O padre, em seu rico discurso, citou em plenário, com base em um livro ofertado a câmara na pessoa do presidente Eugênio Gondin, preceitos de moralidade administrativa e elogiou os vereadores pelos debates ocorridos na Câmara.

O presidente da Casa, vereador Eugenio Gondin, que notoriamente vem caminhando de forma muito atuante na busca de melhorias para a população, deu início aos trabalhos informando que está sempre realizando audiências públicas por desejar que a população participe cada vez mais das propostas  da Câmara de vereadores.

Contemplando o dito pelo presidente da Casa, o Vereador Fernando de Zé Ramires, em relação à proposta orçamentária da Câmara, completou dizendo que o orçamento ficará em aberto até dezembro. Quem quiser dar sugestão fique a vontade… O poder legislativo é um poder aberto e temos que estar abertos à discussão”.

Eu, na condição de jurista, sabendo o que a lei determina e, na condição de cidadã, vendo o que a população sofre em virtude da falta da aplicabilidade dos preceitos básicos constitucionais, me encho de alegria e, por que não, esperança ao assistir esses tipos de debates, onde se deixa de lado os desejos pessoais para dar-se atenção aos anseios do povo.

 Concordo plenamente com o Padre Lenilson quando, ainda na mesma sessão, informou que sentiu na Câmara e nos vereadores, através dos debates,  um desejo muito grande de mudança e verdade.

 Que assim seja sempre feito e que o feito não seja aplicado somente no município de Nísia Floresta, que vem sendo considerado um dos municípios que possui uma das Câmaras mais participativas da região; servindo de espelho para as demais Casas legislativas.

Como nos mostra a imagem acima que ilustra a participação dos evangélicos e da secretária de Educação do município no evento, que a população, em todas as suas classes sociais, se empenhe e participe de fato de tudo que ocorre na Câmara da sua cidade. Os vereadores, no exercício do poder legislativo, são a sustentação fundamental da atividade política de uma cidade.

 Conhecer o trabalho desempenhado por cada vereador, suas atitudes e discursos, torna a vida do eleitor mais fácil, pois este estará consciente do voto que vai dar nos tempos de eleição.

 E por falar em discursos…

Eu não poderia deixar de citar o, acredito eu, infeliz discurso do vereador Jaime Hoffmann que, em meio a discursos nitidamente preocupados com avanço da população nisiaflorestense por parte de outros vereadores, ofereceu um discurso de cunho impróprio, questionando em plena audiência publica questões que poderiam ser resolvidas de forma administrativa ou até mesmo através de um singelo ”por favor, você poderia resolver isso para mim?”

 Digo isto por que vi o vereador questionar na audiência o funcionamento de sua impressora do gabinete, indignando-se por ter que imprimir seu material em casa.

 Vereador Jaime, vamos ser práticos… Usar o plenário para debater interesse pessoal não convém. Mesmo sendo a impressora de seu uso no exercício de sua função, o senhor há de concordar que o momento pedia deliberação de ordem emergencial a exemplo do alto índice de jovens envolvidos com drogas, desemprego, estruturação das escolas etc.

 Além do problema chamado “impressora”, o vereador Jaime questionou a contabilidade da Casa, onde o presidente Eugênio Gondim com muita paciência e educação esclareceu:

‘As contas que vossa excelência quiser olhar, eu mando puxar agora’ Vereador Eugênio Gondin em resposta ao vereador Jaime Hoffmann

Ainda não satisfeito, o vereador Jaime Hoffmann também questionou a capacidade dos vereadores para o desempenho de suas funções. Sobre isso o vereador pescador, Anadelson Gadelha, na condição de homem íntegro que é, com toda sua humildade, respondeu que a lei exige do legislador a sua alfabetização e não que este seja formado.

Mas voltando a participação do povo na Câmara dos vereadores e os debates acerca dos anseios da população, não poderia deixar de encerrar esta matéria citando frases com alto potencial reflexivo citada pelo vereador Jorge Januário, conhecido por todos por possuir o dom de uma refinada oratória.

Sentado ao lado do presidente prefeitável, Eugênio Gondin, após ouvir todos falarem, no meio de um discurso belíssimo, Jorge falou:

 “Vamos ver as prioridades”

“O esporte para o jovem hoje é tão importante quanto a água e o alimento”

“O mundo melhora a partir de mim. Se eu melhorar eu melhoro o mundo”

“Nenhuma das 16 escolas do município têm espaço para ser praticado o esporte. No YaYá, os alunos fazem educação física na rua”

Por Flávia Emerenciano- Jurista pós graduanda em Direito tributário| UFRN

[email protected]

(84) 9454 3525

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo