Municípios com no mínimo 40 mil habitantes poderão aderir ao Programa Melhor em Casa

Presidente Dilma Rousseff  lançou hoje (08/11) o Programa Melhor em Casa , para ampliar o atendimento  domiciliar do SUS.

Até 2014, o governo pretende ampliar para mil o número de equipes domiciliares do programa e 400 de apoio em todo o país.

As equipes do programa serão multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Já o público-alvo do programa são pacientes com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Cada equipe atenderá 60 pacientes, em média, trabalhando 12 horas, ao dia, de segunda a sexta-feira, e em regime de plantão nos fins de semana.

A expectativa é que o atendimento domiciliar do programa ajude a reduzir as filas nas emergências dos hospitais da rede pública e desocupar os leitos de quem pode se recuperar em casa. “A medicina aprendeu que esse tipo de atenção domiciliar reduz a necessidade de internação, reduz infecção hospitalar e humaniza o atendimento”, disse e ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O ministro informou que já foram cadastradas 110 equipes em todo o país. A presidenta Dilma Rousseff também participou da cerimônia de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 1 bilhão para custear o atendimento domiciliar. Esses recursos também poderão ser usados na manutenção dos serviços, como na compra de equipamentos e remédios.

O programa será executado em parceria do Ministério da Saúde com estados e municípios. Para aderir, a condição é que as cidades tenham, no mínimo, 40 mil habitantes. Caberá aos gestores estaduais e municipais contratar as equipes de atenção domiciliar. Este ano, o ministério deve repassar a estados e municípios R$ 8,6 milhões para implantação e manutenção do serviço de atendimento domiciliar.

Na mesma cerimônia, foi lançado o Programa SOS Emergência, para melhorar a gestão hospitalar e qualificar o atendimento de emergência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Governadora Rosalba participa em Brasília de programas lançados por Dilma

A governadora Rosalba Ciarlini também participou hoje à tarde em Brasília, no Palácio do Planalto, do lançamento dos programas de saúde “Melhor em Casa” e “SOS Emergência

A governadora garantiu que o Rio Grande do Norte se habilitará imediatamente ao programa Melhor em Casa, de atendimento domiciliar do SUS.

One response to “Municípios com no mínimo 40 mil habitantes poderão aderir ao Programa Melhor em Casa

  1. Por favor, gostaria de saber se o programa “Melhor em Casa” já foi implantado em algum município do Rio grande do Norte e como está sendo a contratação dos profissionais. Tenho interesse em participar já com experiência em Assistência Domiciliar.
    Grata
    Sônia
    Enfermeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo