Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim celebrou seus 250 anos

Foto: Pe.Carlos

No último dia 22 de fevereiro a paróquia de Sant’Ana e São Joaquim em São José de Mipibu, completou os seus 250 anos, celebrado no dia 26 por ocasião do dia votivo aos padroeiros, e também pelo fato de que no dia 22 era quarta- feira de Cinzas.

A Santa Missa em Ação de Graças, foi presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo e concelebrada pelos padres: Matias, Pároco; Rogério, filho de São José de Mipibu e Magno, formador dos Filhos de Sant’Ana e o Diácono Alberto Bento.

“Festejar os 250 anos da paróquia é reconhecer a constância de Deus na vida do nosso povo e da Igreja e das pessoas que gastaram seu tempo e suas vidas em prol do Reino de Deus durante estes anos”, disse Padre Matias Soares.

A Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim é um dos marcos da religiosidade do Estado. Localizada no centro da cidade, possui imagens de grande valor histórico, além do seu padrão arquitetônico de rara beleza.

Os fiéis participaram da Santa Missa  com muito fervor, lotando a igreja matriz.

Celebrar 250 anos de existência é reconhecer na grandiosidade deste tempo, a maturidade de uma Paróquia que, incansavelmente, lançou sementes a fim de instaurar o Reino de Deus no meio do povo mipibuense, disse Jota Veras.

As comemorações do ano jubilar deram-se início no ano passado, em outubro (02/10/2011), mês dedicado às missões, com o tema do ano jubilar é: “eucaristia, há 250 anos, fonte da evangelização nas terras do Mipibu”, quando D. Matias, além de receber o título de cidadão mipibuense, declarou aberto o ano jubilar.

Na sua homilia, Dom Matias lembrou os sacerdotes que por aqui passaram, ajudando a manter viva e unida a fé cristã e destacou a pessoa do Monsenhor Antônio Barros, tão vivo na memória do povo desta Paróquia.

Dom Matias lembrou que todos os padres zelam pela Matriz, templo onde o povo de Deus se reúne, mas enfatizou o zelo, principalmente pelo “templo corpo”, citando São Paulo que diz: Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós? (I Coríntios 6,19). 

Nesta ocasião foi lançada a logomarca comemorativa dos 250 anos, que será utilizada nos próximos eventos da paróquia até o encerramento do ano comemorativo.

As comunidades se fizeram presentes com seus fiéis e seus padroeiros, fazendo da missa um momento de encontro em sua religiosidade. Na foto o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Laranjeira do Abdias.

A presença marcante da comunidade paroquial  com a participação das congregações religiosas e fiéis conscientes de sua fé em Deus

Alunos do Instituto Pio XII acompanhados pela diretora Lourdinha Palhano, presigiaram o evento lembrando o saudoso Monsenhor Antonio Barros, na festa dos 250anos da paroquia de Sant’Ana e São Joaquim.

“Hoje, reconhecemos que as sementes não morreram por si só, mas geraram muitos frutos. Isso tudo graças aos esforços empreendidos pelos grandes protagonistas do tempo, como os Frades Capuchinhos – os primeiros a acreditar neste povo -, a figura ilustre e de saudosa memória do Mons. Barros; entre tantos padres que, ao passar pela paróquia, colaboraram com muito esmero neste trabalho”, disse Jota Veras.

Dom Matias  falou ainda sobre o tempo da quaresma, refletindo sobre o significado dos atos quaresmais: jejum, esmola e oração, dizendo que o jejum não é só de comida, mas de tudo que nos impede de sermos bons cristãos, que a esmola nos ensina a sermos fraternos, acrescentou que a Campanha da Fraternidade nos ajuda nesse sentido e que sem a oração, nada disso é possível, pois a oração nos torna pessoas melhores, capazes de fazermosa vontade de Deus, e que Jesus ao ensinar-nos a orar, disse: seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. (Mateus 6, 10).

“Paróquia é casa e escola de comunhão, paróquia é instrumento de comunhão e paz“, disse Dom Matias Patrício de Macedo.

“É necessário que todos se convertam à comunhão”, disse Pe. Matias Soares.

Caravanas vindas das diversas comunidades rurais  fizeram toda a diferença nesta noite de festa e alegria pela celebração dos 250 anos da paroquia de Santana e São Joaquim.

 Pe. Matias começou a sua fala bastante emocionado dizendo da felicidade de ter a presença de Dom Matias na Santa Missa, ele que foi presença importante em diversos estágios da sua vida pessoal, pois casou seus pais, batizou a ele e seus irmãos, continuando na sua formação religiosa.

Disse que São José de Mipibu é uma terra de vocações, onde relacionou os padres da terra, citando Dom Caníndé Palhano, Padre Rogério, Padre Neto, Pe. Carlos (Laranjeira dos Cosmos), Pe. Chico(Laranjeira do Abdias), Pe. Inácio Araújo e o diácono Alberto. Falou também dos padres que passaram pela paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, lembrando e enaltecendo a memória de Monsenhor Antonio Barros, e seu trabalho de catequese durante vários anos.

Lembrou Pe. Josenildo e o seu grande e relevante trabalho, destacando a reforma na parte externa da paróquia, lhe devolvendo os traços originais.

Falou com carinho da escola Instituto Pio XII, dizendo ser uma extensão da paróquia.

Ressaltou com veemência a ausência dos políticos mipibuenses na Santa Missa, em uma data de grande importancia para a paróquia, e cobrou com determinação a participação dos mesmos, pois não se pode desvincular a história da paróquia com a história civil das pessoas, onde destacou a presença do vereador Clidenor Ferreira, como único político presente, visto por ele até aquele momento.

Ao final, o pároco, Pe. Matias Soares, falou aos paroquianos lembrando que “todos têm a responsabilidade de continuar a belíssima história religiosa e de promoção humana da paróquia, agradecendo aos que nos precederam, vivendo bem o presente e com olhar para o futuro, que pertencerá aos nossos sucessores, que tanto quanto as atuais gerações devem a amar Cristo e a sua Igreja, que é Sacramento de Salvação”.

 Finalizando as comemorações, a professora Lúcia Amaral apresentou um resumo da história da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo