O INSTITUTO PIO XII EMPENHADO NA BOA FORMAÇÃO

x

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. Nesse dia o Instituto Pio XII promoveu uma gincana cultural estimulando o hábito pela leitura.

x

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Um país se faz com homens e com livros. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

x

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

x

Dentre seus principais personagens estão Dona Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de Dona Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

x

Saindo dos livros para o teatro, os alunos do Instituto Pio XII encenaram a dramaturgia do Sítio do Picapau Amarelo, clássico da literatura infantil.

x

O dia do índio que é comemorado em 19 de abril também foi lembrado pelo alunos do Instituto Pio XII. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.

A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.

x

Ao ar livre os estudantes do Instituto Pio XII relataram sobre os que na época foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam, além de morrerem por maus tratos e tiros quando tentavam fugir, o que fez reduzir em grande quantidade parte de sua população, que inicialmente se aproximava de seis milhões.

x

A missão do Instituto Pio XII é ensinar evangelizando, despertando nos alunos o interesse pela justiça social, partindo do estudo de suas origens e avanços na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo