O MINISTRO DE DILMA NA CASA DO SECRETÁRIO PESCADOR DE NÍSIA FLORESTA

x

Na manhã deste sábado (20), o secretário de Agricultura e Pesca do município de Nísia Floresta, Anadelson Gadelha, recebeu a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que veio ao RN para prestigiar e participar da assinatura de decretos que vão desenvolver e fortalecer a pesca artesanal do estado.

x

O vereador Eugênio Gondim, ex-presidente da Câmara Municipal de Nísia Floresta, acompanhou a prefeita Camila Ferreira na recepção ao ministro Marcelo Crivella.

x

O evento aconteceu na colônia de pescadores Z-31, em Nísia Floresta. O ministro Crivella e a governadora Rosalba Ciarlini foram recepcionados pela prefeita de Nísia Floresta, Camila Ferreira.

x

O secretário de Agricultuira e Pesca, Anadelson Gadelha, destacou a sua luta pelos colegas pescadores de Nísia Floresta e  municípios vizinhos, lembrando que ao assumir a presidência da Colônia de Pescadores Z-31 enfrentou muitas dificuldades, que só puderam ser superadas quando recebeu o apoio do atual presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, que acreditou no seu trabalho e abriu portas em Brasília. “Não posso esquecer as vezes que Abraão chegava na minha casa, logo cedo, batia na porta e mandava eu me levantar e trocar de roupa porque eu tinha que ir à Brasília com ele, com o objetivo de ir buscar os benefícios que tanto os nossos colegas pescasdores precisavam e precisam”, disse Anadelson.

x

Enquanto a prefeita Camila Ferreira demonstrava orgulho em ouvir as palavras do secretàrio Anadelson Gadelha, o “guru” dos Pescadores do Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln parecia viajar no tempo recordando momentos de sua vida rompendo dificuldades em defesa dos pescadores do Rio Grande do Norte.

 x

Finalizando sua palavras o secretário líder dos pescadores de Nísia Floresta presenteou a governadora Rosalba Ciarlini e o ministro Marcelo Crivella com duas armadihas para  pescar o camarão nos rios.

Um dos objetivos da  visita do ministro Crivella ao município de Nísia Floresta foi povoar o rio da Boa Cica com a soltura de alevinos de beijupirá e de camarão pitu, para a manutenção e aumento do estoque natural pesqueiro nas 21 lagoas e rios da região.

x

Outro momento de destaque durante a visita do ministro Marcelo Crivella à sede da Colônio de Pescadores Z-31 foi o prounciamento do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, que muito inspirado relatou as dificuldades enfrentadas pelos pequenos pescadores no enfrentamento com as instituições ambientalistas.

A governadora Rosalba Ciarlini e o ministro Marcelo Crivella ouviram atentamente cada palavra proferida pelo defensor dos pequenos pescadores do estado.

x

Parecendo ser a única voz que ecoa na defesa dos pequenos pescadores do Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln não se intimidou ao destacar as dificuldades burocráticas e a falta de gestão de alguns setores governamentais que travam o avanço da atividade pesqueira no estado.

x

O deputado federal João Maia lembrou a união política da bancada federal em favor do Rio Grande do Norte.

“Hoje nós temos uma bancada muito expressiva e buscamos interagir o tempo todo porque é a solução. Temos uma bancada ativa, sensível, que vai junto. Nós nos unimos pelo Rio Grande do Norte, a governadora sabe disso. Eu vi a desoneração da cesta básica, aí tinha salmão e não tinha camarão. Fiz logo a emenda, mandei carta pra todo mundo e pedi a ajuda do presidente da Câmara dos Deputados, nosso conterrâneo Henrique Alves já que era inadmissível não ter camarão, produção do nosso Estado e Nordeste”, destacou o deputado João Maia, que como membro da Comissão Especial, deu grande contribuição na transformação da Secretaria da Pesca em Ministério.

x

A prefeita Camila Ferreira não escondeu sua satisfação com a visita do ministro Marcelo Crivella, e falando sobre as potencialidades turísticas e pesqueira do seu município, convidou o ministro para conhecer as belezas naturais das praias e do litoral de Nísia Floresta.

Camila que já está com agenda marcada para conversar com o ministro em Brasília, falou da realidade dos pescadores da sua rgião e elogiou o trabalho do seu auxuiliar Anadelsobn Gadelha, que ainda não tem trinta dias como secretário e já conseguiu tamanhos benefícios para os pescadores de Nísia Floresta.

x

O Ministro Marcello Crivella se encantou com a performance da jovem prefeita da terra do camarão, perguntando em clima de brincadeira se o Ministério do Trabalho já tem conhecimento de que a Prefeitura de Nísia Floresta explora o trabalho infantil, fazendo alusão a jovialidade da prefeita Camila Ferreira.

x

Ainda na Colônia Z-31, a governadora Rosalba Ciarlini cumpriu com o compromisso feito aos pescadores, de facilitar o processo de licenciamento ambiental da atividade da agricultura, com ênfase na piscicultura. Desde o início da atual administração já foram concedidas 16 outorgas de água, uma conquista importante para as comunidades que vivem da pesca artesanal.

x

A prefeita Camila Ferreira e o ministro Marcelo Crivella também assinaram o documento que favorece os pescasdores de Nísia Floresta emitivo pelo Governo do Estado.

x

Convocados pelo secretário Anadelson Gadelha, os pescadores compareceram e prestigiaram a visita do ministro Marcelo Crivella.

x

A governadora Rosalba Ciarlini, fazendo a parte do seu governo, motivou os pescadores de Nísia Floresta reduzindo a burocracia. “Estamos aqui para festejar a simplificação dos processos, que vai dar oportunidade para que todo pescador possa ampliar a sua criação de peixe, camarão pitú e de marisco. Vamos oferecer condições para que eles possam aproveitar as nossas águas, reservatórios, lagoas e rios e para isso vamos contar fundamentalmente com essa licença. Essa é uma maneira de estimular e fazer crescer a atividade pesqueira, além disso, também estamos beneficiando toda a cadeia produtiva que é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a governadora.

x

Para o ministro Crivella, o momento agora é de festejar e lutar para que, no futuro, todos os pescadores do Brasil possam ter este mesmo direito que hoje foi assegurado por Rosalba Ciarlini. “Esse decreto é uma iniciativa da governadora e que fiz questão de vir e aplaudir, pois queremos levar para outros estados. Estamos desamarrando os nós para que o nosso país possa voltar a ocupar o seu lugar de destaque no cenário mundial como produtor de pescado. Com esses decretos queremos voltar a produzir milhões de toneladas de pescado”, destacou o ministro.

x

Após o encontro do ministro Marcelo Crivela com os pescadores da Colônia  Z-31, o destino foi a lagos da Boa Cica, local escolhido para a soltura dos  alevinos do camarão Pitu.

x

O momento de soltura foi presenciado pelo ministro Marcelo Crivela, a governadora Rosalba Ciarlini, a prefeita de Nísia Floresta Camila Ferreira, Abraão Lincoln e o secretário Anadelson Gadelha.

x

Minutos antes de deixar a terra do camarão o ministro Marcelo Crivella ouviu e atendeu o pedido do secretário Anadelson Gadelha, se comprometendo em firmar convênio com a Secretaria de Agricultura e Pesca do município de Nísia Floresta para a aquisição de uma retroescavadeira e um trator de esteira para facilitar a vida dos pequenos pescadores do lugar.

Ministro da Pesca, Marcelo Crivella visita a colônia de Pescadores no município de Nísia Floresta

O ministro Crivella agradeceu ao secretário Anadelson Gadelha pela feliz mensagem de acolhimento, fazendo questão de registar o feito pedindo visibilidade para a faixa.

3 responses to “O MINISTRO DE DILMA NA CASA DO SECRETÁRIO PESCADOR DE NÍSIA FLORESTA

  1. Parabéns a Prefeita pelo trabalho que vem realizando. Fazendo valer o que dizia na campanha. Se você não for atras do peixe ele não vem ate você”.

    Parabéns ao jornalista pela cobertura.

  2. Parabéns a Prefeita e a seu secretario. 4 meses de gestao apenas e já trouxe o Ministro para sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo