ROSALBA CIARLINI – ” A APAMI NÃO VAI FECHAR”

x3

Me encontrei na manhã de hoje(20) com a governadora Rosalba Ciarlini, durante visita do ministro Marcelo Crivela ao município de Nísia Floresta, em evento realizado na Colônia Z-31, na localidade do Porto.

Expliquei para a govenadora Rosalba Ciarlini que a APAMI de São José de Mipibu é uma instituição com serviços de maternidade que atende a inúmeros municípios no Agreste e Grande Natal, dando uma assistência às mulheres carentes das regiões, desafogango as maternidades na capital. Alertei a governadora que a decisão tomada pela SESAP em remanejar os médicos lotados em São José de Mipibu vai criar um problema social e cultural, tirando da cidadã mipibuense o direito de conceber a luz na sua própria terra, além de prejudicar os municípios e as regiões com a estagnação no índice de crianças nascidas.

Lembrei também que a medida tomada pela SESAP é um retrocesso de gestão, prejudicando a imagem pública da governadora, dificultando a vida das mulheres carentes, além de promover desgaste nas gestões municipais, deixando a responsabilidade para os prefeitos, que não dispõem de qualquer estrutura nos seus municípios para atender a demanda.

A governadora me ouviu atentamente, compreendeu a situação e disse que as mulheres do Agreste e Grande Natal não sofrerão tal injustiça, se compromentendo conversar com o secretário de Saúde Luís Roberto Fonseca, garantindo reverter a situação dando a continuidade dos serviços de obstetrícia e pediatria oferecidos na APAMI.

A governadora Rosalba Ciarlini também garantiu a manutenção dos médicos lotados no Hospital Regional Monsenhor Barros.

x3

A Dra. Bethanea Guedes, médica pediatra lotada na APAMI até a publicação da sua remoção para Natal com data em 18 de abril, continuou no seu palantão de forma espontânea e solidária com a instituição, uma vez que na ala de pediatria inúmeras crianças precisam de acompanhamento médico, ressalvando que entre os recém nascidos quatro crianças apresentam quadro elevado de febre, três crianças estão sendo tratadas com antibióticos, além de existir na unidade, criança nascida antes do tempo, precisando de acompanhamento pediátrico a todo momento.

A Portaria assinada pelo secretário Luís Roberto Fonseca retira os pediatras da APAMI desde a sexta-feira(18), e se não fosse a dedicação e responsabilidade dos médicos plantonistas, certamente alguns recém nascidos já estivessem com complicações mais sérias no seu estado de saúde, segundo informou Dra. Bethanea Guedes.

As maternidades públicas da capital estão superlotadas, fato que agrava ainda mais a medida tomada pela SESAP em retirar os médicos pediatras lotados na APAMI em São José de Mipibu. Por  ironia, uma criança recém nascida na APAMI está precisando com urgênciae de uma UTI, fato que está mobilizando toda equipe administrativa da APAMI no dia de hoje(20), uma vez que na capital não tem UTI disponível.

x3

O vereador Elói Alves(PSD), ao tomar conhecimento da gravidade no estado de saúde do recém nascido, procurou a direção da APAMI e colocou seus conhecimentos de advogado a disposição da instituição.

A APAMI também recebeu a atenção do  Conselho Tutelar do município, representado pelo seu presidente o conselheiro Tiago Eduardo e a conselheira Josilene Florêncio, que imediatamente acionaram o Ministério Público da Comarca de São José de Mipibu pedindo orientação para o encaminhamento da situação. Segundo a vereadora Janete Paiva, defensora da APAMI, o Ministério Público pediu um relatório da situação para poder tomar as medicadas cabíveis garantindo assistência ao recém nascido que precisa urgentemente de uma UTI.

x3

O secretário de Saúde de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, vai estar reunido com o secretário de Saúde do Estado, Luís Roberto Fonseca, na segunda-feira(22), onde serão abordados assuntos relacionados com a prestação de serviços em saúde no município de São José de Mipibu.

3 responses to “ROSALBA CIARLINI – ” A APAMI NÃO VAI FECHAR”

  1. Daltro, como médica obstetra e membro da direção da APAMI, estou perplexa com a atitude radical tomada pelo Sec. de Saude do Estado.Entendo o caos da saúde em Natal, com as super lotações dos hosp. De referencias. Mas, dessa forma ele estar criando um grave problema com o agreste. Retirando a maternidade do município de Sao José de Mipibu , ele retira o direito de nascerem novos cidadãos mipibuenses. Serviços já conquistado. No momento minha indignação , foi a falta de discussão , em um país que é democrático. O problema agora nao é mais fechar a APAMI é a retirada da maternidade do município , já que na otíca da nova equipe da Sesap o hospital regional , nao estar sendo estruturado para matrnidade, ele terá perfil apenas para urgências e emergências , ou seja , não há intençao da volta da maternidade para o regional. Maternidade serviço essencial para um município .conquistas antigas dos cidadãos . Sabe , Daltro, fico imaginando que nossas mulheres carentes que criam expectativas para o dia de dar a luz, ficarão como Maria que peregrinou de porta em em porta para dar luz a Jesus. As nossas ficaram peregrinando de ambulância atrás de vagas, correndo risco de parir nas ambulâncias ou nas maternidades no chão. Espero , no mínimo qu
    Espero que os políticos de Sao José esqueçam seus partidos políticos e formem um partido só, junto com a população , cujo grito deve ser único : Não a saída da maternidade do município de São José de Mipibu.

  2. Infelizmente…”a população que necessita é quem paga por tudo isso”.
    Está na hora dos políticos e politiqueiros sairem dos palanques…”não é mais tempo para isto”, agora é hora de agir e respeitar o nosso povo. Está na hora de fazer como O SENHOR falou “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. Esse VAI e VEM só prejudica. É HORA DE PARAR !… o povo sofre ! Mais Deus é fiel ! CUIDADO !

  3. Não são apenas as mulheres carentes que necessitam do atendimento da APAMI.
    Está fazendo um ano que necessitei ter meu filho nesta instituição, estava com tudo pronto para ele nascer no PAPI, mas ao verificar com uma obstetra a possibilidade de seguir viajem em segurança para Natal fui informada que já estava em trabalho de parto avançado e possivelmente teria bebe dentro do carro, e meia hora depois meu filho nasceu. E as outras mães que numa situação parecida com a minha, terão seus filhos em carros particulares, pois na cidade não um atendimento para estas mães, que também são eleitoras, que tem suas casas visitadas por todos os tipos de políticos para pedirem seu voto, mas na hora de receberem um serviço digno são submetidas ao risco de terem seus bebe em casa ou até mesmo dentro de um veículo. Onde estão aqueles deputados estaduais e federais que ajudamos a eleger, e os senadores, assim como você Daltro conversou com a governadora Rosalba e deu o seu ponto de vista e ela prometeu pensar no assunto, todos esses que ocupam cargos públicos visando o bem comum poderiam ter a mesma conversa independente de situação ou oposição.
    PRECISEI DA APIMI MESMO COMO O PAPI DISPONIVEL PARA TER O MEU BEBE!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo