“Adoção” muda realidade das Praças de Natal

praça

Os quatro cantos de uma praça – cantada por poetas e músicos brasileiros – reservam histórias que apenas os bancos e as árvores testemunham. Histórias de quem passeia diariamente por eles, de quem pratica esporte nelas ou até de quem apenas transita por elas.

Espalhadas pelo mundo inteiro, as praças são símbolos da cultura de cidades e espaços públicos criados para convivência ou recreação. Em Natal, as 254 praças estão se transformando em espaços diferentes dependendo da “adoção” e cuidados destinados a elas.

Na verdade, o poder público constrói, mas não consegue manter as praças como boas opções de entretenimento. A solução encontrada por Natal foi criar o programa “Natal mais Verde” que consiste na adoção de espaços públicos por parte de empresas ou pessoas físicas, que se responsabilizem pela manutenção do projeto paisagístico de praças e canteiros.

Em Mirassol, duas praças exemplificam a realidade das praças que estão adotadas e as que não estão. A realidade da praça próxima a escola Cei de Mirassol é um exemplo disso. Construída há mais de 15 anos, a praça foi adotada pela escola particular que cuida diariamente da arborização, poda, limpeza e irrigação, além dos cuidados na segurança do patrimônio público.

Em Natal empresas ou cidadãos podem adotar praças

É cada vez mais comum o interesse de empresas, pessoas físicas e integrantes da sociedade civil organizada em cuidar da cidade. No caso das praças públicas, de acordo com a Prefeitura de Natal, apenas este ano – de janeiro a agosto – foram adotadas 80 praças em diferentes bairros de Natal, ficando as atividades de limpeza, irrigação, paisagismo e conservação dos bancos e equipamentos sob  responsabilidade do “pai adotivo”.

praça 3

Praça da Candelaria

A adoção é uma iniciativa que desonera o município e possibilita que o poder público atue em áreas sem investimento. “O Programa ‘Natal Mais Verde’ é uma parceria entre o poder público e o privado que tem por objetivo desonerar o Município e preservar o verde existente em nossa cidade. O processo é muito simples, basta o adotante ter responsabilidade, disponibilidade e boa vontade para cuidar da área adotada”, declara a coordenadora do projeto, Niene Álvares.

A coordenadora do Natal Mais Verde ressalta ainda, “Natal possui muitas áreas disponíveis para adoção, e como a realidade financeira do município, atualmente é inviável atingir em tempo hábil todas as praças e canteiros. É por isso, que o projeto se torna ainda mais importante para cidade. Se mais e mais empresas optarem por adotar, recuperaremos em pouco tempo, a beleza do paisagismo da nossa capital”, esclarece.

Para participar, as empresas, instituições ou pessoas físicas interessadas devem entrar em contato com a Semsur para realizar o cadastro e assinar um termo de compromisso, para abertura do processo. A adoção é individual, caso haja interesse por uma mesma área a escolha será baseados em critérios de desempate previstos na Lei N° 5.915/09.

Por Marília Rocha

One response to ““Adoção” muda realidade das Praças de Natal

  1. Caro Daltro,
    Há muito que essa iniciativa , já deveria ter chegado por aqui ,EU mesma ,começei um trabalho como este no passaod não muito distante, e tenho este blog ,como testemunha , das belas flores que por aqui existia ,apesar ,da nossa pequena empresa ,ser situada ,no municipio vizinho, estamos em uma divisa, que não , impede,de cuidarmos e zelarmos pelo bem de uso Comum, ou seja PÚblico ; este é um bom projeto , desejamos que seja implantado no municipio , por qualidade de vida e espaços voltado a coletividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo