Baleias encalharam na praia de Upanema no RN

baleias 1

Fotos: Divulgação/PM

Os moradores do município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, encontraram cerca de 30 baleias da espécie falsa-orca encalhadas nos bancos de areia na praia de Upanema, na manhã deste domingo(22).

Os animais, de acordo com a polícia, começaram a ser encontrados às 4h de hoje. Membros do projeto Cetáceos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), foram acionados e começaram o trabalho de remoção das baleias. Entre os animais encalhados, pelo menos 7 não resistiram aos ferimentos e morreram. Os animais mortos foram recolhidos para necrópsia no laboratório do projeto. Os animais dessa espécie chegam aos 8 metros e são relativamente pequenos se comparados a outras baleias. A PM informou que todos os sobreviventes foram colocados de volta ao mar com a ajuda da população.

Areia Branca fica na Costa Branca do Rio Grande do Norte, distante 327 quilômetros de Natal.

baleia 2

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), a Polícia Ambiental de Mossoró e a Capitania dos Portos também foram acionados para ajudar no salvamento.

De acordo com biólogos, a baleia falsa-orca não é costeira. Ela habita zonas tropicais e temperadas e alimenta-se de peixes. Uma das principais características é que vivem em grupos que variam de várias dezenas a centenas de indivíduos de todas as idades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo