SÃO JOSÉ DE MIPIBU PROMOVE DESFILE ALUSIVO A II SEMANA DO BEBÊ

DSC03435

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde promoveu na sexta-feira(11), o encerramento das ações da II Semana do Bebê, que tiveram início na segunda-feira(07).

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, que tem por objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, sendo assim uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

DSC03445

O encerramento foi coroado com um desfile percorrendo as principais ruas do centro da cidade, envolvendo a Banda Marcial da Escola Municipal Felipe Tavares, apresentação de grupo de capoeira, grupo de libras, além da encenação do Auto de Natal, sorteio de brindes e apresentação da Orquestra Municipal.

8525ad42-1ad4-4475-8b84-dcb7e1baae40

Também participaram da programação da II Semana do Bebê a banda marcial da Escola Municipal Clóris Trigueiro Peixoto, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos, e o Grupo de Libras, além de apresentações culturais.

DSC03436

O tema Infância sem Racismo foi amplamente abordado durante a semana. A discriminação racial persiste no cotidiano das crianças brasileiras e se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos. Com a campanha por uma infância sem racismo o UNICEF e seus parceiros fazem um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.

DSC04988

Na segunda-feira(07) o secretário de Saúde Alexandre Dantas fez a abertura da campanha em evento realizado no bairro Tancredo Neves, que se estendeu para todas as comunidades do município levando palestras sobre como se prevenir da microcefalia, doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental.

Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.

A microcefalia é uma doença grave, que não tem cura, e a criança que a possui pode precisar de cuidados por toda a vida, sendo dependente para comer, se mover e fazer suas necessidades, dependendo da gravidade.

Na oportunidade Alexandre Dantas destacou a importância do momento dizendo que “a estratégia montada no município de São José de Mipibu tem como finalidade reduzir os riscos de doenças em crianças nos primeiros anos de vida, buscando acabar com as mortes infantis evitáveis”.

DSC03396

Desenvolvendo ações voltadas para melhorias na qualidade de vida da juventude mipibuense o prefeito Arlindo Dantas caminha com passos largos em busca do Selo UNICEF Município Aprovado, que é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que residem nas áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo