MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A SUSPENSÃO DO ENEM

zzzzzz3nuxlzqzcejyi5pa3grdvoh3r

Foto: Marcos Santos/USP

O procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, protocolou nesta quarta-feira (2) ação civil pública solicitando a suspensão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programada para os próximos dias 5 e 6. O Ministério da Educação (MEC) confirma o pedido e diz já ter iniciado o processo de defesa junto à Advocacia Geral da União (AGU).

A ação foi apresentada pelo Ministério Público depois de o MEC ter confirmado, na última terça-feira (1º) que irá adiar o exame nas escolas que permanecem ocupadas por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. A pasta estima que aproximadamente 191 mil participantes em todo o País serão afetados pela suspensão. Para esses alunos, a prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Ao todo, são quase 9 milhões de inscritos no Brasil.

O MEC informa que, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), já solicitou à AGU que apresente defesa na Justiça Federal, demonstrando o “grave equívoco na argumentação apresentada” pelo procurador.

O ministério justifica que a aplicação do teste para o grupo de 191 mil estudantes afetados pelas ocupações não prejudica a realização da prova. A pasta afirma que, todos os anos, são feitos dois modelos de exames e, consequentemente, duas propostas de redação. “As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência, garantindo igualdade de condições a todos.

Fonte: IG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo