PERU PEDE AOS EUA QUE ESTUDE A DEPORTAÇÃO DE EX-PRESIDENTE FORAGIDO

Foto: Silvia Izquierdo/AP – Alejandro Toledo, em imagem de arquivo

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que avalie a deportação do ex-presidente peruano Alejandro Toledo, que está foragido e é suspeito de ter recebido US$ 20 milhões em propina ligada à Odebrecht. Eles conversaram por telefone.

“O presidente Kuczynski solicitou a Donald Trump para avaliar, no âmbito das competências que a lei de migração do país dá ao Departamento de Estado, a opção de deportar Toledo para o Peru”, informou neste domingo (12) a agência estatal de notícias peruana Andina citando fontes do Ministério das Relações Exteriores.

A suspeita é que Toledo, que governou o país entre 2001 e 2006, esteja em San Francisco, na Califórnia, onde ele vive atualmente. Ele trabalha na Universidade de Stanford e é suspeito de ter cometido os crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro em troca da concessão da Estrada Interoceânica do Sul, que atravessa o território peruano da costa do Pacífico até a fronteira com o Brasil.

O ex-presidente peruano é procurado desde quinta-feira (9), quando um juiz peruano expediu uma ordem de prisão nacional e internacional contra Toledo. A promotoria peruana pediu prisão de 18 meses à Justiça, e Toledo responde como cidadão comum pelos supostos crimes porque sua imunidade parlamentar como ex-presidente acabou cinco anos após ter deixado o cargo.

Do G1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo