CENTENÁRIO DE DOM NIVALDO MONTE É CELEBRADO EM SESSÃO ESPECIAL NO SENADO

Foto: Henrique José/ZooN

Na manhã desta  segunda-feira(16), o Senado fez uma sessão especial no Plenário para homenagear in memoriam o centenário de dom Nivaldo Monte, que foi arcebispo de Natal entre 1967 e 1988.

A celebração atende a requerimento apresentado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que ressalta o trabalho social de Dom Nivaldo Monte em prol da população carente do Rio Grande do Norte e da fé católica. O pedido também é assinado pelos senadores Elmano Férrer (Pode-PI), Lasier Martins (PSD-RS), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Jorge Viana (PT-AC), Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Acir Gurgacz (PDT-RO).

Nivaldo Edson do Monte nasceu em Natal, em 15 de março de 1918, e faleceu aos 88 anos, em 10 de novembro de 2006. De família simples de agricultores, Dom Nivaldo teve como lema de vida: “pisar firme, pensar alto e ver longe”.

Além da proponente Fátima Bezerra, participaram da sessão especial os senadores Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça e representante da Academia Norte-rio-grandense de Letras, José Augusto Delgado; e o Cônego José Mário de Medeiros.

Biografia

Como Padre, fundou a Escola de Serviço Social em 1945, primeira instituição de ensino superior em Natal, além de oito centros sociais em bairros periféricos.

Foi também um dos fundadores do Movimento de Natal, responsável por diversas ações sociais na Arquidiocese, como a Campanha da Fraternidade.

Em 1967 foi nomeado pelo papa Paulo VI como segundo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Natal. Renunciou ao governo arquidiocesano em 6 de abril de 1988.

Com informações da Agência Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo