SÃO JOSÉ DE MIPIBU – O GOVERNO ARLINDO DANTAS E AS MELHORIAS NO CENTRO DA CIDADE

Foto: Daltro Emerenciano e Arlindo Dantas

Em 2013 o recém empossado prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, assumiu o município com salários atrasados e uma estrutura administrativa vencida pelo tempo. Determinado em elevar São José de Mipibu À condição de município polo na região, o gestor municipal montou uma estrutura administrativa focada em promover as mudanças e renovações necessárias ao desenvolvimento.

Uma das primeiras medidas do prefeito Arlindo Dantas foi melhorar o atendimento nos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que padecia com a precária estrutura que era utilizada para atender as demandas da população.

Nesse setor uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Arlindo Dantas foi melhor assistir aos pacientes incapacitados de locomoção, disponibilizando veículos novos para atender a clientela com assistência médica nas próprias residências.

Com a melhoria na frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde o prefeito Arlindo Dantas passou a construir modernas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, obedecendo todas as recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, objetivando oferecer à população mipibuense um espaço mais digno e humanizado.

Na parte interna das novas UBSs os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, são recebidos com conforto e atendidos com dignidade. As UBSs estão sendo levadas às comunidades mais distantes do centro da cidade.

Ainda na saúde pública a gestão do prefeito Arlindo Dantas promoveu mudanças significativas na estrutura física do Centro de Referência João Berckmans Dantas, localizado no centro da cidade.

Totalmente ampliado e reformado o Centro de Referência atualmente oferece novos benefício para os cidadãos de São José de Mipibu, na área do diagnóstico especializado, possibilitando o fortalecimento da I Região de Saúde de acordo com os critérios da regionalização da saúde, destacando o município como cidade de referência na região Agreste potiguar.

Em todos os setores da unidade as inovações e a chegada de equipamentos com tecnologia de ponta favorecem ao atendimento humanizado com conforto e funcionalidade.

Além da estrutura nova o Centro de Referência Especializado recebeu equipamentos de raio x novo e moderno, sistema de vídeo endoscopia flexível, equipamento de ultra sonografia e  ecocardiograma com sistema doppler, cadeira oftalmológica e diversos equipamentos de diagnóstico em oftalmologia, eletroencefalógrafo, Eletrocardiógrafo, eletroneuromiógrafo, laringoscópio, mesa ginecológica elétrica e colposcópio com monitor e câmera.

Além das diversas especialidades médicas para consultas, o centro realiza outros exames como raio x geral, ultrassonografia geral com doppler, ecocardiograma com doppler, eletroencefalograma, eletroneuromiógrafo, eletrocardiograma, laringoscopia, teste ergométrico, colposcopia, endoscopia digestiva, biópsia ginecológica e pequena cirurgia.

A aquisição de inúmeras ambulâncias e a abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, também tem sido um marco na saúde oferecida ao povo de São José de Mipibu. A chegada da UPA talvez tenha sido um dos passos mais largos da gestão do prefeito Arlindo Dantas, na busca de melhorar a saúde da coletividade.

A Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24 horas é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

A UPA atende as demandas da população de São José de Mipibu e dos municípios de Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino, nos serviços de atendimento de urgência e emergência traumáticas e não traumáticas, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência, apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros e SAMU, como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico à unidades básicas ou intermediárias, e estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para hospital de referência

Depois de estruturar a Secretaria Municipal de Saúde a gestão Arlindo Dantas corrigiu um dos grandes erros administrativos do passado, desativando o antigo “Sulancão”, um agrupamento de unidades comerciais que apesar de não ter cumprido com suas finalidades foi alvo de críticas e demandas judiciais.

 

Os pequenos comerciantes que ocupavam o Sulancão foram brindados com a construção do Shopping Popular, lugar reservado à exposição de produtos confeccionados por artesãos mipibuenses.

Com a derrubada do Sulancão a gestão do prefeito Arlindo Dantas decidiu por erguer naquele local uma praça em dois pavimentos, espaço que será reservado às festividades inseridas no calendário de eventos do município, a exemplo do carnaval, festividades juninas, natalinas e de fim de ano, como também para eventos promovidos por setores da sociedade.

Ainda no centro da cidade o prefeito Arlindo Dantas revitalizou a rua Dr. Pedro Velho, um  centro comercial que reúne armarinhos, padaria, feira de frutas e verduras, e loja de tecidos e eletrodomésticos.

A pavimentação com asfalto melhorou a mobilidade urbana, beneficiando as principais vias do centro da cidade.

Na principal entradas de São José de Mipibu o prefeito Arlindo Dantas optou pela construção da Praça dos Engenhos, monumento que faz referência à primeira economia do povo mipibuense, a cultura da cana-de-açúcar.

A praça Monsenhor Paiva, localizada no coração da cidade, passou por uma reforma estrutural e, de acordo com a época do ano, recebe iluminação e decoração específicas.

Homem de gestos simples e despojado de vaidades, o prefeito que num passado recente exerceu mandato de deputado estadual e assumiu  cargo de secretário de Estado, faz de cada esquina e recanto da cidade o seu gabinete.

PREFEITO QUE TRABALHA MOSTRA O QUE FAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo